Machadinho é premiado no Congresso Internacional de Alimentação Escolar

Data: 11/10/2017

No último dia 03 de outubro, aconteceu em Brasília o I Congresso Internacional de Alimentação Escolar. O evento contou com mais de 300 participantes, com representantes de 25 cidades de todas as regiões do país e de 17 países da América-Latina e Caribe. Neste evento foram discutidos diversos assuntos relacionados ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que tem servido de exemplo para diversos países do mundo no combate à fome.

O PNAE é reconhecido mundialmente por ser uma política de estado que garante uma alimentação adequada, saudável, contínua, universal e sustentável em escolas públicas. Tem gerado impactos sociais positivos em termos de universalização da educação pública obrigatória, qualidade da educação; desempenho escolar; saúde e nutrição das crianças. É um Programa que, além de melhorar a educação como um todo por manter as crianças bem alimentadas, pode contribuir para a melhoria de hábitos alimentares da população como um todo.

Neste evento, aconteceu também a premiação das 25 melhores práticas de agricultura familiar na alimentação escolar, onde Machadinho foi um dos premiados dentre mais de 500 inscritos.  Na oportunidade também foi lançado o Caderno de Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, no qual está descrito o relato de experiência de Machadinho (exemplar disponível na SMEC).

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, investe o triplo do valor repassado pelo FNDE na alimentação escolar e graças à divulgação e organização destas ações através da Nutricionista Melina Copatti, nossa cidade foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho, ficando entre as 25 melhores do país.

Muitas pessoas participam desta prática, Secretarias da Educação e Agricultura, EMATER, Hortiagro, Escolas Municipais, Conselho de Alimentação Escolar, todos preocupados em desenvolver este trabalho com boa qualidade. Graças a esta grande equipe, a alimentação escolar tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida de nossos alunos.

 Ao longo de mais de 60 anos de existência do PNAE, muitos objetivos foram conquistados, no entanto, ainda há obstáculos a serem ultrapassados. Como próximas metas pretende-se desenvolver um trabalho na área de produção orgânica de alimentos e também um projeto mais adequado de educação alimentar e nutricional nas Escolas Municipais.

Gallery_big_7daf054af3fdb4ddb24c6354eebb58a8
22141053_2052506144970606_2965389534241203788_n.jpg