Rede municipal de ensino de Machadinho firma convênio com Sistema Aprende Brasil

Data: 29/12/2017

O início do próximo ano letivo vai trazer novidades para os alunos da rede municipal de Machadinho, no Rio Grande do Sul. A partir de 2018, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e a Editora Positivo, as escolas mantidas pela prefeitura passam a adotar o Sistema de Ensino Aprende Brasil para as turmas do Maternal-G1 ao 8º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a prefeitura, as cinco escolas do município serão atendidas pelo novo sistema de ensino, que oferece um conjunto completo de soluções educacionais. A expectativa, com a mudança, é melhorar a nota da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que atualmente é de 5.7. A meta para o Brasil é, até 2021, que todas as escolas alcancem o patamar 6.0, semelhante a países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

Com o convênio da Editora, além do material didático, a Secretaria Municipal de Educação recebe assessoria pedagógica para os professores e o apoio de uma coordenação pedagógica regional, a fim de auxiliar os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região e atender demandas educacionais específicas da localidade.

Segundo a coordenadora geral de educação, Fabiana Ruas Wittmann, o município estava a procura de um sistema de ensino que os ajudasse a aumentar os índices educacionais da cidade. “Sempre tivemos boas referências a respeito do Sistema de Ensino Aprende Brasil e resolvemos implantar na rede municipal. Nosso objetivo com essa mudança é melhorar cada vez mais a qualidade da educação na cidade”. O Sistema de Ensino Aprende Brasil permite a integração dos livros com uma plataforma virtual de aprendizagem, apresentando conteúdos e atividades de todas as áreas do conhecimento.

Entre os diferenciais da assessoria pedagógica está o atendimento aos professores por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando estratégias como web conferências, web atendimento e e-mails. “Nosso objetivo é oferecer aos nossos alunos a oportunidade de uma educação igualitária, que consiga atender a todos e garantir o aprendizado”, explica Fabiana. “Por tudo o que o Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece, nossos gestores e educadores terão segurança para trabalhar em prol da evolução de nossos estudantes”, completa.

A rede municipal também passa a contar com dois métodos auxiliares de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação Positivo) e o SIMEB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil) que contribuem tanto para a avaliação da gestão educacional, como para a avaliação do desempenho particularizado das turmas. Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em mais de 2 mil escolas públicas, em cerca de 220 municípios brasileiros.

Sobre a Editora Positivo

Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Sobre o Aprende Brasil

É um sistema de ensino completo, dinâmico e moderno.  Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública - que contempla material didático, o Portal Aprende Brasil, assessoria pedagógica aos professores e uma coordenação pedagógica regional - que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região, oferece atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orienta e participa de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, além da comunidade escolar. O material vem com capa personalizada para cada município e os livros são integrados, apresentando conteúdos e atividades de todas as áreas do conhecimento. O Portal possui home page personalizada para cada cidade e está disponível para alunos e professores, com links específicos que se integram ao livro didático. Já a assessoria pedagógica atende aos docentes por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando de estratégias como webconferências, web atendimentos e e-mails. O sistema possui dois métodos de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação Positivo) e o SIMEB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil). Está presente em mais de 2 mil escolas públicas, fazendo a diferença na vida de mais de 240 mil alunos de cerca de 220 municípios brasileiros.

Gallery_big_e7c14d85b31c717d6d694f5972806a85
0001.jpg