Cavalarianos de Caseiros partem para uma cavalgada na região levando a história da Erva-Mate Cambona 4

Data: 30/08/2019

 

                O grupo de Cavalarianos Amigos do Areio do município de Caseiros/RS, tradicionalmente no mês de setembro realiza cavalgadas de celebração pelo mês do gaúcho e nesta sexta-feira (30) teve Machadinho como ponto de partida.

                Nas considerações de Ilvandro Barreto de Melo, o grupo sempre busca cavalgar por cidades que possuam fatos históricos marcantes relacionados à tradição gaúcha. Neste ano, a escolha foi o município de Machadinho, pela significativa importância da produção de erva-mate. Ilvandro classifica a erva-mate como árvore símbolo do Rio Grande do Sul, uma identidade do gaúcho e o chimarrão como bebida oficial.

                O Patrão do grupo de cavalarianos, João Francisco Ferreira, demonstra a sua satisfação em estar visitando Machadinho e poder apresentar todas as potencialidades do local. Para ele a cavalgada que é acompanhada pela sua mulher e filho, representa a união do grupo, repassando respeito e demonstrando as crianças a importância de preservar o tradicionalismo.

                A história da erva-mate Cambona 4, cultivar de Machadinho, está sendo levada no lombo do cavalo até o município de Caseiros. Os cavalarianos passarão pelo pomar do cultivo da Cambona 4, percorrerão por São José do Ouro, Santo Expedito do Sul até o destino  compartilhando ao longo do seu trajeto, a historia da erva mate em Machadinho. A chegada em Caseiros esta prevista para segunda-feira.

Gallery_big_53c90d4f7c81a9fb3508a41fbd578c07
DSC_0876.JPG