CRAS de Machadinho dá início ao projeto Educação Ambiental: Sociedade Bem Informada é Capaz de Preservar

Data: 05/09/2019

 

O Mês de setembro será marcado por atividadesvoltadas à temática do meio ambiente e cidadania, as quais serão ofertadas nos grupos de PAIFe Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

De acordo com o Art. 225 da Constituição Federal, o meio ambiente é bem de uso comum, assegurando a todos o direito a um ambiente equilibrado, impondo também à coletividade o dever de proteger e resguardar para as presentes e futuras gerações.Para Emanuele, Assistente Social do CRAS, quando consideramos que um ambiente saudável é um direito previsto em lei, temos também o dever e responsabilidade de cuidar e preservar. Ser cidadão compreende a preocupação com o meio em que vivemos.

O caderno de orientações técnicas sobre o trabalho social com famílias, sugere a necessidade de discutir a questão ambiental, sendo o tema parte integranteda gama de temas transversais que devem ser abordados nas oficinas. Desta forma a realização das ações tem por objetivo o acesso ao direito a um ambiente saudável proporcionando conhecimento e a conscientização, acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes voltadas a preservação e desenvolvimento sustentável. Durante os encontros as temáticas trabalhadas dizem respeito a consciência ambiental, saneamento básico, reaproveitamento de alimentos, reciclagem (artesanato), destino correto do lixo, cuidado com animais, entre outros.

Segundo a Psicóloga do CRAS Déborah, com esta iniciativa vemos a cidadania fazendo parte das preocupações com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado tendo o dever implícito como cidadãos proteger o ambiente em que vivemos.

Gallery_big_fcb1f46b052f5f6d00c1e4e27ab0c185
Capturar.JPG