2ª Etapa de Vacinação contra o Sarampo terá início em Machadinho

Data: 14/11/2019

            Diante dos acasos registrados em nosso o país com o aparecimento de indivíduos com a doença, embora o Brasil por mais de 10 anos esteve com o Sarampo erradicado, o Ministério da Saúde promove uma campanha de conscientização para incentivar a vacinação.

            No município de Machadinho os trabalhos então sendo realizados com abordagens e campanhas de informações. Conforme a Técnica de Enfermagem, Tânia Menon, em seus 18 anos de atuação na área de vacinação, nunca constatou algum caso de sarampo. Porém, segundo a profissional, é imprescindível que a imunização seja feita através da vacina. Neste momento a campanha a nível nacional e também municipal solicita que adultos jovens entre 20 e 29 anos sejam imunizados, caso ainda não possuam a vacina. Para se vacinar basta de dirigir até a sala de vacinação que está localizada junto a UBS e apresentar caderneta de vacinação e cartão SUS.

            A primeira etapa da campanha foi destinada para a imunização de crianças. Neste momento adultos jovens  terão de 18 até 30 de novembro de 2019 para se vacinar. No sábado dia 30, será o dia “D”, havendo atendimento das 08h00min até as 18h00min.

            O Sarampo é uma doença contagiosa transmitida por vírus, não tem medicamento, apenas a vacinação é a medida de proteção. Os principais sintomas são: intenso mal-estar, irritação nos olhos, nariz entupido e escorrendo e febre acompanhada de tosse. A doença acomete o sistema respiratório, levando a grandes complicações como surdez, cegueira, danos cerebrais e pode levar a morte.  

Gallery_big_3b6a6ee7dd1c772acedbd61fee82eed7
WhatsApp Image 2019-11-14 at 11.09.45.jpeg