Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho orienta população para prevenção do coronavírus

Data: 17/03/2020

            A Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho com o intuito de orientar a população e prevenir o contágio pelo COVID-19 - coronavírus, busca por meio dos profissionais de saúde trabalhar neste momento de forma preventiva com esclarecimento de dúvidas e métodos de prevenção.

            Tendo em vista o cenário nacional e por consequência as orientações de órgãos estaduais, o momento é de muita atenção para evitar a proliferação do vírus. O médico do município, Ricardo Barbosa de Lima, ressalta a necessidade de reavaliar hábitos simples de dia-a-dia. “Visto a gravidade do vírus, o momento é de atenção. Temos que atentar para que não haja contaminação tanto da população como também da linha de frente de atendimento, que são os profissionais da área da saúde” afirmou. Ele destaca como fundamental evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados, assim como rodas de chimarrão com o compartilhamento da cuia, abraços e apertos de mãos de forma habitual e higienizar com frequência as mãos e o uso de álcool gel.

            A região e o município de Machadinho não possuem nenhum caso suspeito da doença, mas são reforçadas as medidas preventivas. Como forma de proteção a população está sendo orientada para que busque atendimento, mas evite estar aglomerada no posto de saúde e hospital caso a necessidade não seja de urgência já que é nestes espaços que pode haver casos de contaminação. Eventos e atividades da área da saúde que agrupem pessoas estão sendo cancelados.

            O Coronavirus é uma doença respiratória com sintomas semelhantes aos de uma gripe comum, apresenta tosse seca ou produtiva, falta de ar, febre alta, dor no corpo e em alguns casos diarréia. Para comprovar o contágio do vírus, são necessários testes laboratoriais específicos.

Gallery_big_c490aea01dc10b7dfc56beba3a02fa53
WhatsApp Image 2020-03-17 at 10.44.17.jpeg