Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Machadinho lança o Projeto Escola Cidadã (assista a reportagem)

Assista a Reportagem:

A partir das atividades realizadas em sala de aula, percebeu-se que grande parte dos alunos não possui os documentos essenciais ao cidadão: CPF e Identidade. Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Machadinho, juntamente com a escola Muriam Piovesan de Lima inicia o Projeto Escola Cidadã.

Cidadania é a qualidade de ser cidadão, e consequentemente, sujeito de direitos e deveres. Além disso, ser cidadão significa tomar parte da vida em sociedade, tendo uma participação ativa no que diz respeito aos problemas da comunidade.

Primeiramente está sendo realizado um levantamento com o nome dos alunos que não possuem estes documentos e um trabalho de sensibilização sobre a importância de assumir nosso papel enquanto cidadãos. Em seguida os alunos serão conduzidos até a Agência dos Correios para a emissão do CPF e com este documento em mãos inicia-se o processo de emissão do RG na Prefeitura Municipal.

Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável. A cidadania deve ser entendida, nesse sentido, como processo contínuo, uma construção coletiva que almeja a realização gradativa dos Direitos Humanos e de uma sociedade mais justa e solidária.

É a Administração Municipal, preocupada com o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *