Início » Notícias » A transformação no meio rural e a permanência do Jovem no campo

A transformação no meio rural e a permanência do Jovem no campo

O município de Machadinho localizado na região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, com população estimada em cerca de 5.427 habitantes, conforte dados do IBGE, tradicionalmente com economia baseada no setor primário, tem na última década a incorporação do turismo como propulsor do desenvolvimento local. Fomentada por um misto de modelo de produção tradicional através do cultivo familiar até as grandes produções do agronegócio, a agricultura no município de Machadinho compõem significativo movimento social e econômico.

Através de políticas públicas, o trabalho no campo tem ganhado ainda mais incentivo. A Administração Municipal de Machadinho busca levar até o homem do campo investimentos, maquinários, suplementos e iniciativas que agreguem benefícios a produção agrícola.

Com olhares para a agricultura familiar os mecanismos são estimulados a fim de que o trabalho na propriedade siga o seu percurso de gestão compartilhada pela família e como resultado, a produção gerada, contribua como a principal fonte de renda dos envolvidos. Além disso, incentivos a sucessão familiar são ferramentas essências para permanência do jovem no campo. Neste sentido, o poder público municipal destina recursos e promove diversas parcerias com a finalidade de proporcionar ao jovem o seu espaço dentro da propriedade e a permanência no campo.

O município se destaca como protagonista no incentivo a sucessão familiar na produção de alimentos e sustentabilidade como um todo. Ressalta-se o Programa Jovem Empreendedor Rural – Pró-Jovem, criado em dezembro de 2016, beneficiando jovens de 14 a 29 anos na inserção no processo produtivo, bem estar social e valorização como cidadãos e cidadãs. A política pública instituída baseou-se em frear a redução significativa do número de jovens agricultores sem oportunidades de ganhos reais, apresentando alternativas econômicas viáveis e eficazes.

Crescente no âmbito nacional, o agronegócio tem o seu respaldo em Machadinho. Observando o dia a dia, é clara importância do agronegócio e outras cadeias na sociedade através da produção em grande escala, serviços e a geração de empregos de forma direta e indireta. Diante desta expansão, o governo municipal visa estimular a prática econômica com apoio direto e indireto, prestação de serviços, infraestrutura, e soluções tecnológicas que estimulem a produção.

A produção de grãos e atividades pecuárias também são base do segmento agrícola no município. Porém nos últimos anos a piscicultura, produção de erva-mate, turismo rural, agroindústrias e hortifrutigranjeiros vem ganhando destaque.

A piscicultura tem destaque primeiramente pelos bons mananciais que favorecem e estimulam a produção. Aliando a isso as condições climáticas, o incremento de novas técnicas de criação e manejo facilitam a prática e trazem excelentes resultados. Os volumes de produção e comercialização de peixe in natura quanto de filé de tilápias, tem aumentado a cada ano, passando de um total de 6.300 quilos comercializados em 2012 para 18.400 neste ano de 2021. O recorde de consumo é registrado na Semana Santa com a oferta de diversas feiras com a venda do peixe vivo.

O setor ervateiro possui em Machadinho, uma estruturada cadeia produtiva composta desde as matrizes produtoras da única cultivar registrada no estado – Cambona 4, até sua exportação para diversos países.

Neste cenário de valorização da agricultura e suas potencialidades, o município de Machadinho desenvolve diferentes práticas de valorização e suporte a cadeia agrícola através da prestação de serviços para a legalização de várias agroindústrias, sendo elas: um abatedouro de bovinos, um abatedouro e processamento de embutidos de suínos, um abatedouro de aves, uma granja de ovos (SUSAF), dois abatedouros de pescado com filetagem de tilápias e carpas, além de várias outras no segmento de derivados de vegetais como açúcar mascavo, destilados, conservas e doces, panificados, massas e mandioca.

Estimular, contribuir e valorizar o homem e a mulher do campo é um dos compromissos do governo municipal de Machadinho. E nesta perspectiva direcionam-se os cumprimentos a todos os agricultores e agricultoras pela jornada diária de sol a sol, plantando e colhendo as maravilhas da terra, assim como se saúda todos os motoristas que transportam o indispensável alimento para a sobrevivência humana.

Fonte: Emater/Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e ASSCOM – Governo Municipal de Machadinho.