Início » Notícias » Saiba como fica a transição do Programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil

Saiba como fica a transição do Programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS vem informar a população sobre a transição do Programa Bolsa Família para o novo Auxílio Brasil.

O primeiro passo refere-se ao Cadastro Único: as pessoas devem procurar ou entrar em contato com o CRAS pelo telefone 54 35511536 ou 54 984026569 para verificar se o cadastro está atualizado ou para inserção no Cadúnico – Horário de atendimento 07h as 13h.

Regras para acesso ao Auxilio Brasil:

Quem poderá receber o Auxilio Brasil?

• FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA (R$ até 100,00)
  • FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA (R$ 100,01 a 200,00)
  • FAMÍLIAS EM REGRA DE EMANCIPAÇÃO (famílias tem 24 meses para transição)

MIGRAÇÃO AUTOMÁTICA > Cadúnico Atualizado

• COMO VAI FUNCIONAR?
  • BENEFÍCIO PRIMEIRA INFÂNCIA

Famílias com crianças de 0 a 36 meses

Pago por criança valor de R$ 130,00

Limite 5 beneficiários por família

• BENEFICIO COMPOSIÇÃO FAMILIAR

Famílias que possuam em sua composição familiar gestantes, pessoas com idades entre 3 e 21 anos incompletos. Pago valor de R$ 65,00.

GESTANTES = PAGO DURANTE A GESTAÇÃO

INTEGRANTES DE 3 A 21 ANOS REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO

• Será pago 25,00 por pessoa até atingir a linha de pobreza (100,01 a 200 Reais)

• CONDICIONALIDADES:

Saúde (igual)

Educação: Crianças de 04 e 05 anos > 60% frequência escolar

Crianças/adolescentes 06 a 15 anos > 75% frequência escolar

OBS: SOMENTE SERÃO ELEGÍVEIS AO PROGRAMA PESSOAS FAMÍLIAS QUE TENHAM EM SUA COMPOSIÇÃO GESTANTES OU PESSOAS ATÉ 21 ANOS QUE ESTEJAM ESTUDANDO;

CASO A FAMÍLIA NÃO CUMPRA OS CRITÉRIOS ACIMA SOMENTE TERÁ DIREITO AO PROGRAMA SE ESTIVER EM EXTREMA POBREZA (até R$ 100,00).