Início » Governo » Secretarias » Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento

• Gaspar José Martelo – Médico Veterinário;
  • Roselei Rodrigues da Silva – Licenc. Ambiental;
  • Lucas Grassmann – Técnico em Agricultura;
  • Volnei Antonio Gilioli – Técnico em Agropecuária.

Quadro geral das atividades desenvolvidas/funcionário:

Gaspar Inseminação Artificial, Inspeção Veterinária SIM/SISBI (coord.), Vacinações PROMERP, Agroind./animal.

Lucas, Roselei e Volnei Inspeção Veterinária, COMAGRO, Erva mate/APROMATE, CAR/coord. Apicultura, Sucessão Familiar, Arboreto/ Parq.Expo.

Renato Associações Comunit. Assessoram./ Máq. Agríc./ assessoram. ACGLM Inseminação Artificial PRONAF/ juros-leite,Feiras/agropecuárias

Roselei e Volnei – Licenciamento Ambiental, Alvarás ambientais, FUNDAM, Lixo eletrônico PMGIRS.

Volnei – Piscicultura, Irrigação, Máquinas/h (cadastro), Solos/análise (encaminh.), Mudas nativas COMUDE.

Veículos da SMAAMA:

• FIAT/ Uno Mille Economy 1.0
  • Flex placas IRA 5907 ano: 2011
  • CHEVROLET/S10
  • Flex placas NUF 8679 ano: 2010

Funções:

Planejar, promover, organizar, dirigir, coordenar, executar, regular, controlar e avaliar as ações setoriais, a cargo do município, relativas ao fomento e ao desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar, abrangendo as atividades agrossilvipastoris, o aproveitamento dos recursos naturais renováveis, o desenvolvimento sustentável do meio rural, a gestão de qualidade e a política agropecuária.

Competências:

Hortigranjeiros – olerícolas e frutíferas, organização dos produtores e da produção, apoio técnico às agroindústrias, políticas públicas municipais alternativas de geração de renda.
Pecuária – leiteira, de corte, avicultura, ovinocultura, organização dos produtores, inseminação artificial, vacinações, SIMSISBI (inspeção de produtos de origem animal).
Cadastro Ambiental Rural/CAR – cadastramento gratuito.

Patrulha agrícola da SMAAMA – vagões forrageiros basculantes, kitfenação (segadeira/enleiradorespalhador/enfardadeira), trator agrícola, distribuidor de esterco líquido, pulverizador costal motorizado.

Organização das comunidades rurais – Associação de Moradores, patrulhas agrícolas comunitárias (assessoramento técnico na montagem/regulagem/consertos/manutenção de máquinas e equipamentos).

Meio ambiente – licenciamentos (LP, LI, LO), alvarás, FUMDAM/Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental.

Piscicultura – policultivo, organização dos piscicultores, da produção e das feiras, agroindustrialização de pescados.

Programa Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos/PMGIRS – recolhimento do lixo seco/meio rural, coleta seletiva, aproveitamento do lixo orgânico/compostagem, organização dos catadores de lixo seco. Usina de Triagem e Compostagem (Consórcio Machadinho/ Max. Almeida/ Paim Filho/ S.João Urtiga).

Endereço: Av. Frei Teófilo, 139 – Centro – Machadinho (RS) – CEP: 99.880000.