Início » Notícias » Dia Internacional da Síndrome de Down – Atenção dada pelo Município de Machadinho

O dia 21 de março é denominado como o Dia Internacional da Síndrome de Down. Através da criação da Lei 14.306, de 2022, o Brasil passou a instituir também a data como Dia Nacional da Síndrome de Down. Voltada a um atendimento multidisciplinar, o Governo de Machadinho realiza ações específicas voltadas à atenção e inclusão dos portadores da síndrome.

Permeando as diferentes esferas de prestação de serviços e atendimento profissionalizado, as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social do município, possuem estratégias de ação estruturadas por uma rede de atendimento e cuidado que garantam a atenção necessária à especificidade.

A partir do acolhimento e avaliação realizado pelos profissionais de fonoaudiologia, psicologia, nutrição e fisioterapia da Secretaria de Saúde, o quadro do portador da síndrome é avaliado pela equipe e se necessário, direcionado para a atenção secundária com encaminhamento para consulta especializada. Dentro dos posteriores atendimentos estão: fornecimento de leite especial para algumas crianças, a triagem auditiva neonatal, exames complementares, encaminhamentos para exames auditivos, pediatria e reabilitação intelectual (avaliação multiprofissional e neurológica) na Associação Cristã de Deficientes Físicos – ACD de Passo Fundo.

No mesmo contexto, a área de Educação do município presta atendimento através de sala de recursos; atendimento psicopedagógico; atendimento psicológico; realização de atividades no contra turno escolar e condução de várias opções de práticas desportivas.

O município de Machadinho também executa estratégias de cunho social. Por meio da Secretaria de Assistência Social todas as deficiências são incluídas em grupos de convivência conforme faixa etária e interesse, em específico para portadores de síndromes e deficiências, oportunizando atendimento social individualizado principalmente para a demanda de benefícios e acesso a demais direitos.

O trabalho direcionado pelos profissionais do município são executados com a concepção de estimular o desenvolvimento do portador da Síndrome de Down. Em linhas gerais o objetivo é trabalhar o domínio cognitivo, aspectos motores, linguagem e socialização, aproveitando todas as janelas de oportunidades e potencialidades do desenvolvimento existente em cada fase da infância e da juventude.

Ouça: