Início » Notícias » Em Machadinho capacitações são realizadas para equipe escolar e famílias

Em Machadinho capacitações são realizadas para equipe escolar e famílias

A última semana foi marcada pela formação de profissionais que atuam na área da educação e familiares de alunos matriculados na rede municipal de ensino em Machadinho. Com informações sobre alimentação, saúde e qualidade de vida, o objetivo da proposta foi preparar todas as pessoas envolvidas com a alimentação escolar.

O município possui instituído o Conselho Municipal de Alimentação Escolar composto por pais que possuem alunos matriculados, que também passaram por fase de formação. A instituição tem a responsabilidade de fiscalizar a alimentação escolar e seguir as normas exigidas. Fazem parte do Conselho para a gestão 2022 a 2026 os seguintes membros e instituições:

• Representantes do Poder Executivo Municipal: Titular VANESSA MACHADO, suplente, VANESA DELAZARI MACHIOROSKI;
  • Representantes do Segmento Trabalhadores de Educação e Discentes: Titulares – MIRIAM KATIA POLIDORO e SELIA REGINA SILVESTRI, suplentes: MONICA C SLONGO PELICER e MONICA MEZZOMO.
  • Representantes do Segmento Pais de Alunos: Titulares – SIDINEI PRIMIERI e DEISE GRISON, suplentes DIMAS WEBBER BETIOLO e SUZANA DE ROSSI MENON;
  • Representantes do Segmento Sociedade Civil do Município: – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Titular LINDAMIR PELIZONI VENETIER e  VALDIR JUNIOR GARBIN, suplente;  Hortiagro: – ALZIRA NAIR FORMAIO, titular e MARTINHO POLO suplente.

Na quinta-feira (09) na Escola Municipal de Educação Infantil Nair Bernardet Meassi (Creche), ocorreu uma reunião para apresentar as diretrizes de nutrição seguidas pela escola e orientar pais e responsáveis sobre a alimentação saudável e a grande importância de manter hábitos diários.

Para a nutricionista Melina Copatti o momento de formação é extremamente necessário para que todos sigam cada passo e fase importante da alimentação. “A fase da Creche é o momento de formação de hábitos e paladares, onde as crianças terão acesso a alimentos saudáveis e que devem ser consumidos” mencionou Melina. Nisto a profissional ainda reforça que, seguir em casa o cardápio da escola estimula a adaptação e promove a alimentação balanceada.

As formações seguiram nos demais dias. Na sexta-feira (10) foram capacitadas serventes e profissionais da área da limpeza que atuam nas escolas. No mesmo dia, no período da tarde, estiveram reunidos professores para a apresentação do programa de alimentação.

Para este ano de 2023, a proposta é executar um projeto com os temas da alimentação, obesidade e exercício físico, para que cada vez mais a saúde e qualidade de vida seja trabalhada.

Ouça a Entrevista:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS