A última semana foi marcada pela formação de profissionais que atuam na área da educação e familiares de alunos matriculados na rede municipal de ensino em Machadinho. Com informações sobre alimentação, saúde e qualidade de vida, o objetivo da proposta foi preparar todas as pessoas envolvidas com a alimentação escolar.
O município possui instituído o Conselho Municipal de Alimentação Escolar composto por pais que possuem alunos matriculados, que também passaram por fase de formação. A instituição tem a responsabilidade de fiscalizar a alimentação escolar e seguir as normas exigidas. Fazem parte do Conselho para a gestão 2022 a 2026 os seguintes membros e instituições:
- Representantes do Poder Executivo Municipal: Titular VANESSA MACHADO, suplente, VANESA DELAZARI MACHIOROSKI;
- Representantes do Segmento Trabalhadores de Educação e Discentes: Titulares – MIRIAM KATIA POLIDORO e SELIA REGINA SILVESTRI, suplentes: MONICA C SLONGO PELICER e MONICA MEZZOMO.
- Representantes do Segmento Pais de Alunos: Titulares – SIDINEI PRIMIERI e DEISE GRISON, suplentes DIMAS WEBBER BETIOLO e SUZANA DE ROSSI MENON;
- Representantes do Segmento Sociedade Civil do Município: – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Titular LINDAMIR PELIZONI VENETIER e VALDIR JUNIOR GARBIN, suplente; Hortiagro: – ALZIRA NAIR FORMAIO, titular e MARTINHO POLO suplente.
Na quinta-feira (09) na Escola Municipal de Educação Infantil Nair Bernardet Meassi (Creche), ocorreu uma reunião para apresentar as diretrizes de nutrição seguidas pela escola e orientar pais e responsáveis sobre a alimentação saudável e a grande importância de manter hábitos diários.
Para a nutricionista Melina Copatti o momento de formação é extremamente necessário para que todos sigam cada passo e fase importante da alimentação. “A fase da Creche é o momento de formação de hábitos e paladares, onde as crianças terão acesso a alimentos saudáveis e que devem ser consumidos” mencionou Melina. Nisto a profissional ainda reforça que, seguir em casa o cardápio da escola estimula a adaptação e promove a alimentação balanceada.
As formações seguiram nos demais dias. Na sexta-feira (10) foram capacitadas serventes e profissionais da área da limpeza que atuam nas escolas. No mesmo dia, no período da tarde, estiveram reunidos professores para a apresentação do programa de alimentação.
Para este ano de 2023, a proposta é executar um projeto com os temas da alimentação, obesidade e exercício físico, para que cada vez mais a saúde e qualidade de vida seja trabalhada.
Ouça a Entrevista:
—
Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS
Fotos e entrevista: Silmar Luiz Biscaro – Jornalista – 0020918/RS
ASSCOM Governo de Machadinho-RS