Início » Notícias » Audiência Pública apresentou o Relatório Circunstanciado do 3º quadrimestre de 2022 em Machadinho

Na manhã de terça-feira (14), na Câmara de Vereadores de Machadinho, foi realizada Audiência Pública para apresentação do Relatório Circunstanciado referente ao 3º Quadrimestre de 2022. Coordenado pelo setor técnico contábil do município, os números foram apresentados aos presentes na reunião.

O município, no exercício de 2022, até o final do 3º quadrimestre, teve uma arrecadação de receita líquida de R$37.218.433,94, tendo R$5.004.826,94 acima do estimado. Desta forma o número ficou com percentual de 13,45% acima da previsão de arrecadação. O número positivo está atrelado à melhoria da receita própria ligado ao Imposto de Renda, Imposto Sobre Serviços, ITBI, acréscimos a repasses de FPM,  ICMS equivalente e receitas de capital através de projetos, entre outros.

Na área da saúde, no período especificado, ocorreu a implantação do Pronto Atendimento de Urgência – PADU, que possui uma estrutura adicional para atendimentos de excelência. Nesta área o investimento no 3º quadrimestre foi de 25,16%.

O governo municipal teve despesas realizadas com execução orçamentária em todas as áreas existentes, assim efetivado: Câmara de Vereadores 2,77%; Gabinete do Prefeito 3%; Secretaria de Educação 8,43%; Secretaria da Fazenda 3,05%; Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente 4,14%; Secretaria de Obras, Viação e Saneamento 21,31%; Secretaria de Educação e Cultura 24,36%; Secretaria de Saúde e Bem-estar Social 22,44%; Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio 6,32%; Secretaria de habitação e Assistência Social 4,17%.

Nas considerações de Darli Spanholo, responsável pelo setor contábil da Administração Municipal, todas as áreas locais foram contempladas com importantes serviços e investimentos. “Estamos em dia com as contas, sobramos recursos no final do ano e agora fica o desafio do executivo e legislativo para manter o equilíbrio financeiro e reservar recursos para contrapartidas a fim de ampliar a estrutura que Machadinho deseja e merece”, ressaltou Darli.

As Audiências Públicas são uma oportunidade de a comunidade acompanhar os investimentos públicos, uma troca de ideias, com a condição de apresentar sua opinião e manifestar críticas e sugestões, desta forma é extremamente importante a oportunidade do munícipe participar e expor suas ideias.

Baixe aqui o Relatório Circunstanciado 3º Quadrimestre 2022

Ouça a Entrevista: