Início » Notícias » CRAS de Machadinho esclarece sobre os Benefícios Eventuais da Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, apresenta a comunidade machadinhense, os Benefícios Eventuais de Assistência Social, que tratam do imediato atendimento de necessidades humanas básicas em decorrência de problemas sociais em situações inesperadas.

A psicóloga do CRAS local, Débora Polo, reforça as diferenças em cada benefício e como as regras são estabelecidas, garantidas por lei,  não cabendo aos profissionais do município a interferência nos critérios preconizados. Débora menciona diferentes situações de benefícios e que cada caso é avaliado em sua particularidade. “Temos diferentes auxílios e programas que beneficiam o cidadão, e cada um não envolve nenhuma questão política ou má vontade de ninguém, é necessário se enquadrar nos quesitos e  normativas estabelecidas” afirmou a profissional.

Os Benefícios Eventuais de Assistência Social são todos os benefícios concedidos através de avaliação técnica. Dentre os principais destacam-se: Benefício em razão de nascimento com o recebimento de kit de produtos; Benefício em razão de morte com auxílio de recurso funeral; Benefícios que contemplam vulnerabilidade temporária, como por exemplo, o auxílio alimentação (ticket cesta básica); Benefício do aluguel social; auxílio transporte e auxilio documento.

É importante reforçar que o CRAS é uma ferramenta indispensável para auxiliar a comunidade e as demandas são acolhidas e atendidas da melhor forma possível e dentro de cada especificidade, respeitando a legislação.

Ouça a Entrevista:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS