No dia 22 de março, última quarta-feira, a Administração Pública de Machadinho, Conselho Comunitário Pró-segurança Pública – Consepro, e poder Legislativo local, estiveram na capital do Estado do Rio Grande do Sul, para participar de uma audiência junto a Secretaria de Segurança do Estado, com o propósito de reivindicar o aumento de efetivo da Brigada Militar e Polícia Civil no município.
Em discussão, as necessidades foram apresentadas aos responsáveis pelo acolhimento das demandas. Com o envolvimento e através da Deputada Estadual Silvana Covatti, o órgão de Segurança Estadual, por meio do secretário adjunto, Coronel Mário Ikeda, acolheu as solicitações e se dispôs a direcionar a proposta até o órgão competente.
Para o Prefeito Alcir Grison, a solicitação de mais policiamento para Machadinho está atrelada ao grande fluxo de pessoas. “O Objetivo é ter a polícia disponível 24 horas por dia entendendo que Machadinho não possui somente aproximadamente 6 mil habitantes, mas sim, conta com a circulação de aproximadamente 200 mil turistas durante o ano,” afirmou Alcir.
O Presidente do Consepro, Robson Duarte Kalb, através do levantamento de dados, reforçou a necessidade de aumentar o efetivo local. “A Policial Civil hoje tem mais de 700 ocorrências/ ano atendidas e o município conta com somente um profissional. A Brigada Militar hoje tem 4 policiais e assim não conseguimos ter soldados 24 horas por dia,” mencionou Robson.
O encontro que contou com a participação do Presidente em exercício da Câmara de Vereadores local, Douglas Fraron, foi avaliado como positivo pelos participantes. Conforme relatos, a apresentação das particularidades de Machadinho, potencialidades, e a necessidade de maior movimento por estar diretamente ligado ao turismo, fez grande diferença e ganhou ainda mais respaldo para que a demanda fosse apreciada.
A partir da apresentação e documentação produzida, a expectativa é aumentar a disposição de policiais para a segurança pública, já que em breve haverá a formação de novos policiais.
Ouça a Entrevista:
—
Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS
Entrevista e fotos : Paul da Rosa(Rádio Club)
ASSCOM Governo de Machadinho-RS