Na manhã da terça-feira (26), foi realizada na Prefeitura Municipal de Machadinho, uma reunião para tratar da implantação de ações relacionadas à educação fiscal. Com a presença do setor administrativo e legislativo, o objetivo do encontro destacou a importância de sensibilizar e estimular no cidadão a temática, destacando iniciativas para trabalhar a função social dos tributos.
Osmar Kuhn, que atua na assessoria tributária do município, reforça a necessidade da tributação. “O município não consegue viver sem a questão tributária, ele recebe os recursos de acordo com a movimentação econômica e através do cadastro das notas fiscais” salientou ele reforçando ainda que o retorno desta tributação permite investimentos em serviços de obras, educação, saúde e demais áreas.
Como tema ligado às escolas, a educação tributária é avaliada através de provas nas áreas de matemática e português, que resultam na média de índices de aprendizado e consequentemente reforçam o percentual de melhoria dos recursos que são repassados ao município. Isso significa formar um cidadão consciente de seus deveres. Kuhn destaca a atuação do município e os bons resultados obtidos, além de reforçar a necessidade de exigir o CPF na nota para concorrer a prêmios e aproveitar todas as vantagens.
A Educação Fiscal e Cidadania e Nota Fiscal Gaúcha tem sido tema presente nas escolas municipais em Machadinho. O Fiscalito, mascote da campanha “Exija Nota Fiscal – Ser Cidadão é Legal”, que é permanente, representa a atuação da família no programa e serve como incentivo para a exigência de nota fiscal nas compras locais. Todas as ações relacionadas à educação fiscal promovem a formação de um cidadão consciente de seus deveres.
Ouça a Entrevista:
—
Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS
Entrevista e Foto: Silmar Luiz Biscaro
ASSCOM Governo de Machadinho-RS