Início » Notícias » Emater/Ascar Machadinho implanta campo experimental de cana-de-açúcar

Emater/Ascar Machadinho implanta campo experimental de cana-de-açúcar

O escritório da Emater/Ascar de Machadinho iniciou neste mês de outubro a implantação de um projeto experimental de cana-de-açúcar. A proposta do projeto surge com o objetivo de identificar e melhorar o produto, e deste extrair ainda mais qualidade no beneficiamento e utilização da cana-de-açúcar como matéria prima.

De forma prática o terreno foi preparado dentro das normativas da Embrapa e seguirá as recomendações exigidas. O solo foi corrigido e preparado uniformemente assim como o cuidado com o espaçamento do plantio. Conforme o engenheiro agrônomo do escritório local, Edgar Copatti, a partir deste experimento o objetivo será distribuir as mudas que mais se adaptarem. “Ao todo espécies de mudas foram plantadas e neste experimento em 5 anos será possível analisar a melhor variedade para o plantio” mencionou Copatti.

A unidade considerada experimental, já vem com espécies melhoradas e tecnologia adaptada para uma melhor produção. Neste sentido, a recomendação é que os produtores mantenham suas variedades que até então tem uma produção significativa e rentável. Assim que o resultado almejado for adquirido, haverá a análise do grau brics, isto é, quantidade de açúcar ao ser processada e volume de produção, índice que identifica a variedade mais produtiva.

Neste projeto experimental o plantio foi feito convencionalmente. Para 2024 o objetivo é melhorar também este aspecto, e com um sistema mais eficaz, trazer todo o melhoramento deste o plantio da muda da cana-de-açúcar.

O município de Machadinho tem diversos produtos derivados da cana-de-açúcar. Dentre os produtos mais produzidos estão: cachaça, melado e açúcar mascavo. A partir de agora, com a implantação deste experimento, será feito o acompanhamento da brotação, manejo e evolução das mudas plantadas. Em breve serão realizadas tardes de campo para aproximar o produtor da experiência projetada.

Ouça a entrevista:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro