Início » Notícias » Juiz de Direito da Comarca de São José do Oura reúne Conselheiros Tutelares eleitos da região

Aconteceu no dia 19 de outubro, nas dependências do Fórum de São José do Ouro, reunião entre o Juiz de Direito, Dr. Rafael Alessandro Pereira Olympio, e os conselheiros tutelares titulares, eleitos no pleito eleitoral de 1° de outubro, para nivelamento das ações propostas pelo Juiz Titular da Comarca e os Conselhos Tutelares, dos seis municípios pertencentes a ela. Participaram do encontro o Promotor de Justiça, presidentes dos COMDICA’s, secretarias municipais de Assistência Social de Barracão e São José do Ouro e outros profissionais da área.
Na oportunidade foram esclarecidas dúvidas sobre o cargo, funções e papel dos conselheiros tutelares, a relação entre os conselhos tutelares e as demais entidades da rede de apoio socioeducativo, deveres e os direitos, relação com o executivo municipal e, principalmente, a relação com as crianças e os adolescentes, suas famílias e a comunidade reiterando que cada etapa de capacitação garantirá a clareza para enfrentar os desafios que surgirão na trajetória que se inicia.
O município de Machadinho esteve participando com a presença dos conselheiros tutelares:  Aldenir Gilioli, Emanuel de Mattos, Joceli da Silva, Maria Ivonete de Freitas e Matheus Klein.
O próximo passo tanto os conselheiros tutelares titulares quanto para suplentes, será a capacitação, coordenada pelo COMDICA de Machadinho, que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de outubro, mas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social do município. A capacitação terá carga horária de 24 horas e vasto conteúdo programático, com ênfase às legislações vigentes, estruturas e mecanismos de garantia de direitos, função do Conselho Tutelar, funções dos conselheiros tutelares, política municipal de proteção aos direitos das crianças e adolescentes e noções sobre o SIPIA.

Fonte: Hamilton Lauren Centeleghe

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro