LOGO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACHADINHO

O QUE VOCÊ PROCURA?

Início » Notícias » Machadinho: Entidades realizam reunião sobre a Defesa Civil e monitoramento de danos causados pelo mau tempo (Ouça a entrevista e fique por dentro)

Machadinho: Entidades realizam reunião sobre a Defesa Civil e monitoramento de danos causados pelo mau tempo (Ouça a entrevista e fique por dentro)

Na manhã desta quinta-feira, 23 de novembro de 2023, o Poder Executivo e a Sociedade Civil Machadinhense, estiveram reunidos, com representação da secretaria municipal de Obras – Viação e Saneamento, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social; e ainda, EMATER, STR, Corsan e Corpo de Bombeiros Voluntários.
Temas importantes foram debatidos:
– Criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Conselho Municipal de Defesa Civil. Órgãos de extrema importância, frente aos fenômenos climáticos que estão ocorrendo e serão formados, por representantes das entidades que participaram da reunião, citadas anteriormente.
– Sem justificativas para Decreto de Emergência. Na reunião, os setores apresentaram seus dados, sobre danos e transtornos causados pelo mau tempo. Em Machadinho, não houve feridos e nem desalojados. Foram registrados, vários problemas em estradas e bueiros e em uma ponte. Também houveram estragos, na agricultura e agropecuária, com destelhamentos e granizo em galpões e lavouras. O ponto relevante para o decreto de emergência neste caso, é o dano humano. Como não houve em Machadinho e as lavouras, possuem seguro agrícola e proagro, o decreto não será solicitado, pois, sem danos humanos fundamentados (feridos, mortos, desalojados, desabrigados), o mesmo, não seria homologado nos níveis, estadual e federal. Caso mais adiante, haja justificativa, o decreto será solicitado.
– A EMATER, realizou um levantamento das perdas agropecuárias do município. Canudo, Canudinho, Barro Amarelo e Linha Teixeira, foram as localidades mais afetadas. Mas todo o município apresenta perdas, as vezes difíceis de serem mensuradas, como a perda de solo e nutrientes. Todas as culturas no campo foram afetadas. Algumas lavouras de soja, terão que ser replantadas. Milho, em fase de florescimento, está com perdas consideráveis. Lavouras de trigo, prestes a serem colhidas, com agravamento de perdas. Danos em erva-mate e pastagens, entre outras.
Para se ter uma noção da dimensão, do mês de outubro, até esta quinta-feira, 23 de novembro de 2023, a precipitação registrada na sede do município, foi de 1.146 milímetros. 50%, de toda a chuva de um ano inteiro, quando considerado com precipitação normal.
Ouça a entrevista:

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo