O escritório da Emater/Ascar Machadinho, através dos seus colaboradores, está engajado em eventos regionais que promovam conhecimento e troca de experiência na área rural, com ênfase para a fruticultura. Sendo assim os produtores machadinhenses terão a oportunidade de se aproximar do assunto e participar das tardes de campo que ocorrerão nos municípios de Barracão e Paim Filho.
A programação do Dia de Campo Microrregional de Fruticultura em Paim Filho será realizada em 30 de novembro, às 13h30min, tendo como local a propriedade de Edvino e Benjamin Mokfa e família localizado na Linha São Judas. Nesta data as estações de trabalho terão como oficinais:
- Aspectos técnicos e econômicos da cultura de pêssego ministrada por João Renato Dall Agnhol;
- Manejo de pomar de maçã conduzido por Enio Todeschini;
- Sistematização de terreno para plantio de pomares com Ivonir Antonio Biesek;
- Organização e embelezamento da propriedade conduzida por Osimar Biscaro.
O dia de campo programado no município de Barracão ocorrerá na sexta-feira à tarde, dia 01 de dezembro. Nesta iniciativa os trabalhos serão voltados para a viticultura com a realização na propriedade de João Pedro da Costa Camargo – Linha Cerro Alto. A programação contará com os seguintes temas:
- Cultivares de uva da Embrapa coordenada por Roque Zilio;
- Mudas e material de qualidade ministrada por João Carlos Taffarel;
- Manejo e doenças da videira organizada por Enio Todeschini;
- Manejo da irrigação conduzida por Germano Anguinoni.
Nas considerações de João Renato Dall Agnhol, engenheiro agrônomo da Emater de Machadinho, as atividades proporcionam que o produtor tenha alternativas compatíveis com a localização, condições climáticas e aumento da produtividade.
Cabe ressaltar que os produtores de Machadinho interessados em participar dos dias de campo, devem entrar em contato com o escritório da Emater para inscrição, pessoalmente ou no contato wthasapp 54999654908. Haverá transporte gratuito nas duas datas agendadas com saída programada para às 12h30min.
Ouça a entrevista:
—
Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro
ASSCOM Governo de Machadinho-RS