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Pedagogia sistêmica A Linguagem do Amor nas Escolas

As escolas municipais de Machadinho RS, analisando a demanda de sala de aula e suas particularidades, desenvolveu estudos com um olhar mais  amoroso e respeitoso para a educação de nosso município. Uma escola acolhedora, aceitadora e transformadora que escuta e acolhe as necessidades das crianças, respeitando seu destino.

Esse conhecimento vem sendo buscado por professores da rede municipal de ensino, que sentem um desgaste emocional gerado pela indisciplina e pelo grande número de crianças com déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem e ou altas habilidades. Estes educadores estão em busca de recursos, dentro do Desenvolvimento Humano e através de diferentes dinâmicas  pedagógicas, para proporcionar harmonia para as salas de aula e um caminho mais leve, alegre e expansivo.

Desde o ano passado vem  sendo realizado grupos de estudos em Pedagogia Sistêmica para os professores e profissionais da educação que se sentem prontos a uma mudança de postura no seu fazer pedagógico, entrando em contato com a própria história, se harmonizando com a mesma, sentindo em si mesmo toda força e amor que vem de sua origem, através de encontros, dinâmicas e literaturas.  Podendo assim, desenvolver uma postura de ser apenas o professor, que está a serviço das famílias de nossos alunos, tornando-os mais receptivos à diversidade, olhando para a força dos mesmos, trazendo leveza na sua atuação, ampliando seu olhar.

Através de simples movimentos na postura do professor, frente a  diferentes situações  que se apresentam em sala de aula, o educador passa a  interagir  de forma harmoniosa e respeitosa, ajudando o aluno a ver, perceber e sentir o amor que se movimenta nele e por ele. Pois quando um professor olha para o aluno através do coração, o julgamento e as diferenças se dissolvem.

Diferentes dinâmicas foram apresentadas e trabalhadas de forma lúdica, com os alunos: o livro ”Bonecos de Força”, é uma obra que traz uma história simples e reveladora para crianças, adolescentes e adultos, com atividades e recursos criados a partir de um olhar sistêmico transgeracional,  que atua no desenvolvimento de habilidades socioemocionais;  o livro“ Coração e o fio invisível”   que fortalece o vínculo de amor entre pais e filhos conectado por um fio invisível; a qual fazem parte da coleção: As Aventuras da professora Tina, tendo como Autora a professora Hellen Vieira da Fonseca, O Segredo do Coração Feliz de Emanuelle Weyl da Cunha Amoury, jogo das emoções entre outros materiais.

Ao realizar essas práticas, nosso aluno entra em contato com seu potencial, promovendo segurança e bem estar, despertando interesse para a aprendizagem, sentindo-se mais fortalecidos, pertencentes, leves,  felizes e seguros.

Quem coordena todo esse trabalho é a professora Ana Silvia Formaio Hoszczaruk, que ao longo de sua carreira de professora passou por diferentes situações  desafiadoras no seu dia a dia de sala de aula, até chegar no conhecimento da Pedagogia Sistêmica. A partir daí vem buscando cada vez mais conhecimentos dentro desta abordagem, pois segundo ela depois que passou a trabalhar dentro desta nova postura, suas aulas passaram a ser mais leves e harmônicas. Sentindo os alunos mais seguros e disponíveis para aprender, com resultados significativos. Esse conhecimento está sendo repassado para os demais professores através de Encontros de Estudos com diferentes dinâmicas, além de literaturas disponibilizada pela Secretaria de Educação, desenvolvendo primeiramente no professor esse movimento e mudança de postura para a partir deste conhecimento e movimento interno de cada um ser possível desenvolver práticas em sala de aula.

Encerro o ano letivo com o coração cheio de alegria por cada relato de professor e diretor de escola, quando em suas intervenções conseguem chegar no Coração do aluno com um olhar amoroso e respeitoso, diz Ana Silvia.

Seguem alguns relatos de professores que vem trabalhando com este novo olhar.

A correria do dia a dia nos faz esquecer de viver as coisas simples de nossas vidas, nos levando a assumir, às vezes, o lugar e a função que não são nossas, isso vai nos sobrecarregando de tal forma que muitas vezes agimos sem pensar,  parecendo que não conseguiremos dar conta das situações do nosso cotidiano.

Com a pedagogia sistêmica descobri de um jeito maravilhoso que tenho 50% do meu pai e 50% de minha mãe os quais os honro com muito amor, tendo tudo que preciso para dar conta da minha vida respeitando, acolhendo e aceitando cada pessoa do jeito que é. Claro que a minha vida não passou a ser perfeita, mas sim aprendi a ver ela com mais simplicidade e respeito comigo mesma. ( Diretora)

É uma emoção inexplicável o momento em que a criança percebe que só precisa ser ela mesma, a pequena, que os pais sendo eles os adultos, dão conta.

É um brilho nos olhos, uma conexão que nos faz perceber, que no tempo de cada um da certo, vale a pena tentar. Senti esse movimento acontecer com um aluno durante uma intervenção com ele. Meu coração ficou aquecido! (Professor)

Em minha turma tenho um número considerável de alunos com muitas feridas emocionais. Eu tentava ajudá-los a aprender, a se alfabetizar, mas não conseguia alcançar os resultados. Me sentia frustrada e aflita com isso. Quando começamos a conhecer e estudar a Pedagogia Sistêmica, passei a aplicar as vivências, para controlar a ansiedade, técnicas de respiração conectada, os bonecos de força, onde temos a representação da figura do pai-mãe e o filho, trabalhando o amor e a força que vem de nossos pais. E a mudança na aprendizagem passou a acontecer, a harmonia, a empatia entre a turma começou a nascer. Hoje meus alunos estão mais leves, ouvem, se interessam em aprender, não agem com agressividade como era no início. Estão começando a avançar também na alfabetização. Tem sido muito gratificante os resultados como um todo ao nosso redor. ( Professor)

Uma das experiências que tive com este novo olhar, foi com uma aluna de 3º Ano do Ensino Fundamental, muito dedicada e com muita capacidade apresentou crise de ansiedade no dia da prova no primeiro bimestre, a mãe precisou acompanha-la até a escola, a menina chorava muito. Fui colocando em prática as dinâmicas aprendidas na Formação de Pedagogia Sistêmica e no decorrer do ano letivo, pouco a pouco essa aluna passou a se sentir mais segura e pode realizar as provas dos Bimestres seguintes com segurança e tranquilidade.   ( Professor)

É surpreendente ver o engajamento das famílias juntamente com as crianças. Cada foto recebida, cada POST nas redes sociais, cada relato percebemos a conexão, o amor fluindo, passando a cada criança uma super-força e uma enorme segurança. “Todos temos dentro de nós nossos pais, em cada célula. E somos ligados por esse fio invisível que não conseguimos enxergar. É o fio do amor.”( Diretora)

A Pedagogia Sistêmica veio abrir novos olhares sobre o aluno, mas principalmente sobre nós mesmos. Pra mim conhecer a Pedagogia Sistêmica foi fundamental para a “cura” de algo que nem sabia que precisava. Estar em sala de aula com o apoio dos Bonecos de Força, Fio Invisível, etc…. traz o aluno pro centro do amor dos pais, é muito gratificante. ( Professora)

Como professora aprendi muito com a proposta de trabalhar a Pedagogia Sistêmica , pois esse alinhamento no meu fazer pedagógico me faz ter uma postura mais acolhedora, saber exercitar minha profissão sem conflitos e com mais atenção aos desvios de aprendizagem, entendo cada aluno, vindo do seu ambiente familiar e as influências que atuam sobre ele para perceber e promover suas potencialidades. É um movimento baseado no amor, entendendo a força da criança no ambiente familiar e escolar, com respeito com a família de cada um, nunca julgando, mas com um olhar que vê o aluno com tudo o que ele trás.

Para mim foi e é, um movimento amoroso fluindo dos pais nos filhos e dos filhos aos pais nas frases, palavras, afirmações diárias, para um ambiente de aula melhor e uma vida tranquila e cheia de amor. Pois a escola é o caminho para aprender, receber contribuições das famílias, agradecer a vida em sua plenitude, construindo uma vida melhor na família e na escola.

Gratidão pela vida, escola, trabalho!!! (Professora)

Fonte: Prof. Ana Silvia Formaio Hoszczaruk @ana_formaio7

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