A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Machadinho está nos estágios finais de implantação do Programa Escola em Tempo Integral. O programa, estabelecido pela Lei Federal nº 14.640 de 31 de julho de 2023, busca fomentar a criação de matrículas em tempo integral para todos os níveis e modalidades da educação básica, proporcionando uma formação mais abrangente aos alunos.
O que é Educação Integral?
A educação integral é uma abordagem pedagógica que visa ao desenvolvimento completo dos estudantes, incluindo os aspectos cognitivo, emocional, social, físico e cultural. Esse modelo prioriza a integração de diferentes dimensões da aprendizagem, preparando os alunos não apenas para o conhecimento acadêmico, mas também no convívio social, criatividade e desenvolvimento autônomo.
Organização da Rede Municipal de Machadinho
A rede municipal de Machadinho tem se preparado desde março para implementar o novo programa Escola em Tempo Integral. Inicialmente, serão formadas duas turmas-piloto na Escola Samuel Comachio, atendendo alunos do 2º e 3º anos. A intenção é oferecer atividades no contraturno, com acréscimo de 15 horas semanais, que complementam as habilidades desenvolvidas no turno regular.
A secretária de Educação e Cultura de Machadinho, Professora Leoni Pelicer Schwaab, afirmou que futuramente o programa será ampliado para mais alunos. “Iniciamos pela Escola Samuel Comachio pela disponibilidade de salas no turno da manhã, e seguindo os critérios estabelecidos pelo MEC, formamos duas turmas com base nas matrículas pactuadas no ano passado. Para o próximo ano, além dos anos iniciais do fundamental, temos a intenção de ampliar vagas para turno integral na creche. Para isso, estamos buscando a construção de mais duas salas na Escola Municipal de Educação Infantil Nair Bernardete Meassi.”
O programa implantado na rede municipal é totalmente alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece uma abordagem educativa integrada e holística. Ele enfatiza experiências lúdicas, progressão contínua da aprendizagem e uma ponte sólida entre as fases educativas.
Além disso, o foco no aprendizado prático incentiva os alunos a aplicar seus conhecimentos em situações reais, permitindo que resolvam problemas concretos e não apenas compreendam teorias. Para isso, tem sido importante o apoio da empresa Vivências Criativas, de Tapejara, contratada por oferecer um modelo inovador e inclusivo de educação. A abordagem das Vivências Criativas vai além das diretrizes tradicionais, com professores assumindo o papel de facilitadores de auto aprendizagem, para que as crianças assumam um papel de protagonismo.
Recursos Financeiros para o Programa
O programa é financiado por um fomento do FNDE, que cobre as vagas pactuadas, e será utilizado para custear o turno complementar, aquisição de materiais e equipamentos. A Prefeitura Municipal também oferece contrapartidas, incluindo transporte, alimentação e outros materiais para os estudantes.
Com este programa, a SMEC de Machadinho busca transformar a educação municipal e oferecer uma experiência de aprendizagem completa e inovadora.
—
Por: Silmar Luiz Biscaro
ASSCOM Governo de Machadinho-RS