Início » Notícias » Soltura de Peixes no Lago do Thermas Machadinho

Soltura de Peixes no Lago do Thermas Machadinho

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Machadinho a alguns anos tem o compromisso contínuo em fortalecer a piscicultura no município com a organização de reservas e entregas de alevinos aos produtores locais. Como a mais recente entrega realizada no último dia 7 de maio, somando a quarta entrega nesta temporada. A próxima entrega está programada para o verão, buscando atender às necessidades dos produtores.

Uma das iniciativas recentes foi a soltura de peixes no Lago do Thermas Machadinho, em uma colaboração entre o Machadinho Termas Resort Spa, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura. A soltura ocorreu na última terça-feira (7) e focou em espécies não carnívoras, escolhidas por sua capacidade de contribuir para a qualidade da água e a saúde do ecossistema aquático.

Segundo Lucas Grasmann, técnico em agricultura da Secretaria, esta soltura foi planejada com a escolha de espécies. “Optamos por espécies de peixes visualmente atrativas e que têm uma dieta diversificada, ajudando na limpeza natural do lago”, explicou Grasmann. Ele também destacou planos futuros para introduzir espécies carnívoras, seguindo um planejamento cuidadoso para o desenvolvimento sustentável da piscicultura na região.

O técnico enfatizou a importância de permitir que os alevinos cresçam antes da pesca, solicitando à comunidade que evite a captura prematura. “Pedimos que a pesca não seja realizada imediatamente após a soltura para permitir o desenvolvimento saudável dos peixes”, enfatizou Lucas.

Ele explicou que, durante os meses de inverno, o crescimento dos peixes é mais lento devido à redução da alimentação, e é necessário aguardar até que atinjam um tamanho adequado para a pesca sustentável, o que deve ocorrer nos próximos anos.

Com ações como essa, Machadinho demonstra seu compromisso com a preservação ambiental e o fortalecimento da piscicultura como uma atividade econômica para o município.

Quantidade e espécies de alevinos soltos.

1400 capim

700 cabeça grande