No último sábado, dia 22 de junho, a pecuária machadinhense foi destaque na região com a realização da XXX Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas e do XIII Remate de Gado Geral. O evento ocorreu no Parque de Exposições Alcides Amadeu Meassi, marcando um momento importante para o setor agropecuário local.
O evento foi organizado pelo Governo Municipal de Machadinho, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e da EMATER, com o apoio da Inspetoria Veterinária e dos CTGs locais.
Originalmente programada para o mês de maio, a feira foi adiada devido aos alagamentos e à interrupção do sistema na rede da PROCERGS, que inviabilizaram a emissão de GTAs e outros documentos essenciais. A equipe da Secretaria de Agricultura vinha trabalhando há algum tempo na organização do evento, que prometia ser uma grande oportunidade de negócios para os pecuaristas da região.
Após o cancelamento, um grande grupo de pecuaristas solicitou a remarcação do evento. Em uma reunião envolvendo a administração municipal, a Secretaria de Agricultura e pecuaristas, foi definida a nova data para a feira, que ocorreu nos dias 21 e 22 de junho.
No total, 336 animais foram inscritos, distribuídos em 35 mangueiras. Como Machadinho é referência, devido à genética apurada e à qualidade dos animais, o evento atraiu compradores de toda a região, muitos dos quais chegaram ainda pela manhã para analisar minuciosamente todos os lotes à venda.
Após um almoço de churrasco de excelente qualidade, servido pela equipe dos CTGs, foi realizada a abertura oficial do evento. Estiveram presentes, o prefeito municipal Alcir Grison e o vice-prefeito Dorival de Lima Vilarino. Em seu pronunciamento, o prefeito Alcir destacou a importância da pecuária como atividade econômica fundamental para o município.
Logo após a abertura oficial, teve início o remate, conduzido pelo leiloeiro Miguel Ferreira e pela equipe do escritório MF Negócios Rurais. Para os organizadores, o evento teve um ótimo resultado, apesar dos problemas de pastagens na região, devido ao atraso no plantio causado pelas chuvas intensas. Ainda assim, 75% dos animais oferecidos foram comercializados, demonstrando o sucesso do evento.
Durante o evento, foi distribuído a premiação para maior comprador e vendedor e lotes padrão:
Maior comprador – Valdir Ventura.
Maior vendedor – Mayara Variani
Lotes Padrão:
Terneiros – Pedro Henrique Piana
Vaquilhonas – Rudinei Berton
Segundo Gaspar Martelo, médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Machadinho, o evento superou as expectativas. “O resultado foi muito positivo, comprovando a força e a qualidade da pecuária machadinhense,” afirmou Martelo.
—
Por: Silmar Luiz Biscaro
ASSCOM Governo de Machadinho-RS