Início » Notícias » Machadinho promove a III Jornadinha Literária com programação cultural diversificada

A Secretaria de Educação e Cultura de Machadinho está realizando a terceira edição da Jornadinha Literária, evento que visa integrar diversas manifestações artísticas e culturais, além de incentivar o hábito da leitura. A Secretária de Educação, professora Leoni Pelicer Schwaab, falou à nossa equipe sobre a importância da iniciativa e os detalhes da programação que movimentam o município.
“É uma alegria dar continuidade a essa jornada literária, que já está em sua terceira edição. O evento tem grande importância para a comunidade educacional e cultural de Machadinho, pois além de promover o gosto pela leitura, também integra diferentes formas de expressão artística, como teatro, cinema, shows de mágica e apresentações de dança e música”, destaca a secretária.
A programação, que contempla atividades para estudantes e a comunidade em geral, valoriza tanto a cultura local quanto o contato com novas experiências artísticas. “A Jornadinha Literária reforça nossa identidade cultural, com apresentações de danças tradicionalistas e a Banda Marcial Mestro Candal, ao mesmo tempo que introduz outras formas de arte, como mágica e cinema. Essa combinação de elementos enriquece a formação dos nossos alunos e estimula o pensamento crítico e a criatividade”, explica Leoni.
A Jornadinha Literária teve início na terça-feira, 8 de outubro, com espetáculos teatrais na Sede do grupo Aldeia Teatral. A programação continuou durante o dia 9, com a feira de livros, na quadra da Escola Muriam, a partir das 10h, aberta tanto para alunos quanto para a comunidade. À noite, às 19h, a feira retornou com apresentações culturais, incluindo o espetáculo Alice no País das Maravilhas, encenado por estudantes das oficinas do projeto Aldeia Teatral, seguido de danças gaúchas com a Invernada Artística Gritos de Liberdade e, encerrando a noite, uma apresentação da Banda Marcial Maestro Candal.
“A Feira de Livros e as apresentações culturais são abertas ao público, e queremos convidar toda a comunidade para prestigiar. Esse é um momento único, onde o aprendizado se encontra com a arte, e todos podem se beneficiar dessa experiência”, reforça a secretária.
Na quinta e sexta-feira, além da continuidade da Feira de Livros, os alunos da rede municipal poderão participar de sessões de cinema e outras apresentações artísticas exclusivas. A secretária Leoni ressaltou que a jornada literária deste ano é uma oportunidade não apenas de aprendizado, mas também de lazer e de contato com a cultura em suas diversas formas.
A 3ª Jornadinha Literária de Machadinho segue até sexta-feira, com atividades que visam fortalecer o vínculo da comunidade com a cultura e a arte, em uma iniciativa que já se consolida como um dos principais eventos educacionais e culturais do município.