Início » Notícias » COMAGRO se reúne para discutir importantes assuntos referente a agricultura de Machadinho

O Conselho Municipal de Agropecuária (COMAGRO) de Machadinho realizou uma importante reunião na tarde desta segunda-feira, contando com a participação de produtores rurais e entidades ligadas ao setor agropecuário.

Na reunião, dois temas principais foram abordados. O primeiro foi o planejamento das atividades da Emater para o ano de 2025, com a apresentação das ações já realizadas em 2024, que incluem eventos como o Dia de Campo sobre pastagens, voltado à pecuária de corte e leite, o Dia de Campo na cultura da cana-de-açúcar e um seminário sobre a cultura da soja, realizado na comunidade de Bela Vista. A Emater também está organizando novas atividades para o próximo ano, buscando alternativas que ajudem os produtores a aumentar suas rendas em um cenário de custos elevados e preços instáveis das commodities.

O segundo tema discutido foi relacionado às subvenções e concessões, de acordo com o Decreto 12.170 e a Medida Provisória 1247, que permite aos agricultores dos municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul a prorrogação e o desconto de 30% nas parcelas de financiamento, desde que comprovem perdas superiores a 30%. Embora Machadinho não tenha sido gravemente afetado, o COMAGRO avaliou os pedidos submetidos pelas agências financeiras e referendou os nomes dos produtores que solicitaram os benefícios.

O engenheiro agrônomo Bruno, da Emater de Machadinho, esteve presente e destacou a importância do COMAGRO para a agricultura de Machadinho, mencionando que muitas decisões e projetos desenvolvidos no passado pela Emater passaram pela comissão, reforçando o papel dos produtores e parceiros no fortalecimento do setor.