Início » Notícias » Reunião técnica sobre Nota Fiscal Eletrônica para Produtor Rural em Machadinho

Reunião técnica sobre Nota Fiscal Eletrônica para Produtor Rural em Machadinho

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Machadinho (FETAG), em parceria com a Receita Estadual, EMATER/ASCAR, e com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria da Agricultura, Rádio Interativa, Rádio Club, Cresol, Sicoob, Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil, está organizando uma reunião técnica com o tema: “Como emitir Nota Fiscal Eletrônica para Produtor Rural”. O evento será realizado na próxima quinta-feira, 17 de outubro, às 13h30, na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social de Machadinho.

A Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais será obrigatória a partir de 2 de janeiro de 2025, conforme informações da Receita Estadual. O engenheiro agrônomo Bruno Menegussi, da EMATER de Machadinho, destacou a importância dessa transição para o novo sistema, que já foi prorrogada diversas vezes, mas que agora se aproxima do prazo final. “O estado não pode mais prorrogar esse prazo, e o único caminho seria uma decisão federal, o que até o momento não foi sinalizado”, afirmou Bruno.

Durante a reunião, um profissional da Receita Estadual, vindo de Caxias do Sul, estará presente para orientar os participantes sobre o processo de emissão da Nota Fiscal Eletrônica, esclarecer dúvidas e demonstrar o funcionamento dos aplicativos e sistemas utilizados. “A transição para a Nota Fiscal Eletrônica pode ser desafiadora, principalmente para os pequenos produtores que ainda utilizam talões de papel, e é por isso que estamos organizando esse encontro”, acrescentou Bruno.

A reunião é aberta a todos os produtores rurais e também a outros envolvidos no setor agrícola, como contadores, cerealistas, cooperativas, agropecuárias e demais empreendedores da área. A participação de todos é fundamental para que possam se adaptar ao novo sistema e esclarecer questões, como a utilização do talão de notas atual e o funcionamento do aplicativo e sistemas eletrônicos.

“Essa é uma oportunidade para que os produtores se preparem para essa mudança e adquiram o conhecimento necessário sobre o processo eletrônico. Não percam a chance de participar”, finalizou Bruno, reforçando o convite para todos os interessados.

A reunião promete ser um marco na preparação dos produtores de Machadinho para a nova era da Nota Fiscal Eletrônica, ajudando a garantir que a adaptação seja o mais tranquila possível.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Machadinho ou a EMATER local.