Início » Notícias » Projeto Meu Primeiro Dinheirinho

Projeto Meu Primeiro Dinheirinho

Em parceria com Consórcio Machadinho, a Engie Brasil Energia e a Cooperativa Sicredi, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Machadinho reinicia o Projeto “Meu Primeiro Dinheirinho” na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Samuel Comachio. O objetivo deste projeto é trabalhar Educação Financeira de forma lúdica, desenvolvendo a capacidade de planejar boas decisões financeiras desde cedo, compreender como se dá a geração de renda para as pessoas e oferecer alternativas para que os alunos possam obter conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais consciente e inteligente.

Além da educação financeira, o projeto inclui também a Educação Fiscal, que é fundamental para formar cidadãos mais conscientes sobre a importância dos tributos e da fiscalização de seu uso correto. A Educação Fiscal visa incentivar uma postura ativa dos cidadãos no acompanhamento das políticas públicas e na cobrança por serviços de qualidade.

Uma forma prática de participar ativamente desse processo é através do programa Nota Gaúcha. Esse programa incentiva os cidadãos a solicitarem a inclusão do CPF na nota fiscal no momento das compras, contribuindo para o aumento da arrecadação e a fiscalização do uso dos recursos públicos. Para participar, basta cadastrar-se no site do programa Nota Gaúcha, disponível no portal da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, e começar a solicitar a inclusão do CPF nas notas fiscais. Além de contribuir para a educação fiscal, os participantes concorrem a prêmios mensais e podem indicar entidades sociais de sua escolha para receberem recursos do programa.

O Projeto segue com as mesmas regras implantadas no ano anterior. O aluno que cumprir todas as regras estabelecidas, como merecimento, recebe as Samuedas e vai guardando em seu cofrinho para posteriormente poder gastar na primeira feirinha que será realizada ao final do primeiro semestre. O aluno também tem a opção de guardar parte do dinheiro, caso tenha interesse em algum produto de valor maior, e utilizar na última feirinha do ano.

Fonte e fotos: SMEC Machadinho