O Ministério da Saúde anunciou uma mudança importante no esquema de vacinação contra a poliomielite. A vacina oral, popularmente conhecida como “Gotinha”, foi substituída por uma versão injetável, que é considerada mais eficaz e segura. De acordo com a enfermeira Camila Rosa Vinck, da Secretaria Municipal de Saúde e Bem estar Social, a nova vacina intramuscular será aplicada em todas as crianças dentro da faixa etária indicada, garantindo maior proteção contra a doença.
“A vacina oral contra a poliomielite foi recolhida de todas as unidades de saúde do Brasil, tanto na rede pública quanto na privada. Agora, as crianças receberão a vacina intramuscular”, explicou Camila. Ela destacou que a mudança é motivada pela segurança, já que a nova vacina é feita com o vírus morto, eliminando o risco de efeitos adversos graves e a liberação do vírus no ambiente.
A partir de 4 de novembro, Machadinho dará início a uma campanha de atualização da caderneta de vacinação para crianças a partir dos 15 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Camila pediu que os pais levem seus filhos à unidade de saúde para avaliação. “É fundamental que as crianças estejam com o esquema vacinal completo, especialmente com a aproximação do período de matrículas escolares.”
Para facilitar o acesso das famílias, será realizado um “Dia D” de vacinação no sábado, 9 de novembro, para aqueles que não podem comparecer durante a semana. “Queremos garantir que todas as crianças estejam com a vacinação em dia”, reforçou a enfermeira.
Camila também abordou a importância de combater a desinformação em torno das vacinas. Ela ressaltou que todas as vacinas são seguras, alertando para o perigo de confiar em fake news. “A poliomielite é uma doença grave e evitável. A vacinação é essencial para proteger nossas crianças de sequelas para a vida toda.”
—
Por: Silmar Luiz Biscaro
ASSCOM Governo de Machadinho-RS