O município de Machadinho, situado na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, possui uma área territorial inferior a 334,5 Km². Sua altitude em relação ao nível do mar é de 757 m e sua distância à capital gaúcha é de 400Km. A população hoje é de aproximadamente 5.000 habitantes.
A nossa história remonta ao ano de 1893 quando o Rio Grande vivia convulsionado pela revolução e o capitão Gomercindo Saraiva, com suas legiões, veio transpor o rio Uruguai. Desse modo, o Capitão Gomercindo Saraiva estava pondo os pés e abrigando-se no solo Machadinhense. Pelas picadas abertas por Gomercindo Saraiva, começaram a chegar os primeiros moradores, dentre eles o Sr. Manoel Machado de Campos, em 1901. Deste, vem a origem do nome de nosso município, sendo o mesmo, homem popular e de bondade, de baixa estatura, apelidado pelos amigos de “Machadinho”.
O município foi criado pela Lei Estadual nº 3.716, de 16 de fevereiro de 1959, desmembrando-se de Lagoa vermelha, sendo a data de emancipação política 28 de maio de 1959.
Com atividades basicamente primárias, possui a economia embasada na agropecuária, destacando-se a soja, o milho, o trigo, o feijão, a erva mate, os citros dentre os produtos agrícolas e na pecuária os bovinos de corte e leite.
A colonização é predominantemente italiana encontrando-se também descendentes de poloneses e alemães. Alguns traços culturais são as típicas canções e festas religiosas sendo a principal delas, a Padroeira Nossa Senhora do Rosário destacando-se também pela Romaria Nossa Senhora da Salete. Outras manifestações culturais são os rodeios, torneios de laço, eventos sociais como o baile do município com a escolha da rainha do município, feiras (FESTCHÊMATE, FEMUCA, Feira do Gado), desfiles cívicos e temáticos.
O município de Machadinho possui rede escolar distribuída pelo meio rural e sede. São três escolas estaduais, totalizando 780 alunos. A Escola Estadual da Sede oferece Ensino Fundamental e Médio e as demais da rede Estadual, Ensino Fundamental.
A Rede Municipal de Ensino conta com cinco escolas, com um total de 630 alunos, distribuídos na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Preocupados com a formação profissional de seus munícipios e com a qualidade da educação, o município proporciona formação periódica a seus professores através de cursos e oportuniza transporte para três universidades da região: URI, UNOESC – Campus Joaçaba e Campos Novos e IDEAU, EJA Ensino Médio e cursos técnicos em São José do Ouro.
Na área cultural destacam-se ainda os festivais municipais, regionais e algumas vezes interestaduais de Teatro, Danças, Arte e Cultura.
O município vem avançando em diversos segmentos como: produção de grãos, gado leiteiro, gado de corte, piscicultura, erva mate, agroindústrias e principalmente no que diz respeito ao turismo.
Machadinho destaca-se no cenário esportivo, seja no futsal, futebol de campo, torneios de bocha e bolão, motocross, ciclismo, sediando vários eventos regionais em diversas modalidades.
Atualmente, a terra das águas termais oferece lazer e saúde o ano todo, uma rede hoteleira de excelência, além de diferentes pontos turísticos para visitação: Cascata do Tigre, Cachaçaria Acanhadinha, Pesque e Pague Tranquilitate, Museu Torres, Museu Alma Campeira, Invernada dos Macacos.
Machadinho é sensacional!
Demografia
Localização:
Nordeste do RS
Limites:
Norte – Santa Catarina.
Sul – São José do Ouro e Cacique Doble.
Oeste – Maximiliano de Almeida e Paim Filho.
Leste – Barracão.
Área:
334,5 Km².
População:
2004 – 4.818 / 2005 – 4.719. (Fonte: IBGE).
Relevo:
Ondulado/Acidentado.
Vegetação:
Floresta Araucária, característica do Norte do Estado.
Clima:
Temperado Úmido.
Hidrografia:
Banhado pelos rios Uruguai e Inhandava.
Economia
A base da economia do município é a agropecuária. Atualmente vem se destacando o turismo que cresce em ritmo acelerado.
Cronograma Histórica de Machadinho
- 1893 – Época de Revolução. Combate entre tropas de Gomercindo Saraiva e Santos Filho.
- 1901 – Chegada dos primeiros moradores: Família Gomes e Manoel Machado de Campos.
- 1916 – Frei Germano reza, na linha Coqueiro a 1ª missa. Início de nossa história religiosa.
- 1920 – Vinda do 1º professor, Valério Vieira do Prado. 1926 – Criado o Cartório de Registro Civil. Machadinho torna-se Distrito.
- 1931 – Rezada a 1ª missa na vila de Machadinho, na nova igreja de madeira.
- 1940 – Criação da Sociedade Cultural: Esporte Clube União.
- 1944 – Posse do 1º vigário na paróquia Nossa Senhora do Rosário.
- 1946 – Cepo Mestre da construção do colégio Divino Espírito Santo.
- 1949 – Lançada a Pedra Fundamental da construção do hospital São Francisco de Assis.
- 1956 – Chega a Machadinho a luz elétrica.
- 1959 – Emancipação Político Administrativa de Machadinho – 28 de maio – início das atividades da Brigada Militar
- 1960 – Inauguração do Grupo Escolar Madre Maria Avosani.
- 1962 – Criado o Colégio Estadual Castro Alves e vinda do BANRISUL.
- 1964 – Inauguração da igreja nova do Município de Machadinho.
- 1972 – Instalado o abastecimento de água através da CORSAN.
- 1975 – Criado em Machadinho o Ensino de 2º Grau.
- 1977 – Vinda do Posto Telefônico, instalada a ASCAR, hoje EMATER e CAMOL.
- 1982 – Construção da nova Prefeitura Municipal e instalação do Banco do Brasil – abertura da E.M. de 1º Grau Incompleto Santos Filho.
- 1986 – A E.M. de 1º Grau Incompleto Santos Filho passou a ser denominada E.M. de 1º Grau Incompleto Floriano Peixoto.
- 1991 – Inauguração do Parque de Exposições Alcides Mendes de Araujo.
- 1994 – Criação da APROMATE.
- 1997 – Início das negociações da UHE Machadinho. VIII Festival Gaúcho de Teatro Amador Inauguração da Ervateira Cambona.
- 1998 – Encontrado Sítios Arqueológicos em Machadinho.
- 2000 – Início da RS 478, ligando Machadinho a Maximiliano de Almeida – 1ª FESTCHÊMATE – inauguração da E.M.E.F. Prof. Anita Boneth Beltrame na antiga LBA – inauguração da E.M.E.F. Prof. Muriam Piovezan de Lima.
- 2001 – Início do processo de construção do Poço do Parque Aquático de Águas Termais. 60 anos de história do S.E.R.C União – Abertura das comportas da UHE Machadinho.
- 2002 – 2ª FESTCHÊMATE – Inauguração do Asfalto.
- 2003 – Início do Parque de Águas Termais Implantação da Pastoral da Criança.
- 2004 – Inauguração do Thermas Machadinho – inauguração da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Sicredi.
- 2005 – 3º FESTCHÊMATE – início das obras do Condomínio Novo Horizonte.
- 2006 – A E.M. de 1º Grau Incompleto Floriano Peixoto passou a ser E.M.E.F. Prof. Itacyr Fontana – criação do CREAS e do PIM – inauguração do Bosque Tranquilitate – Pesque & Pague.
- 2007 – Lançamento do Livro Identidade – um olhar sobre as escolas municipais – 4ª FESTCHÊMATE – início das atividades da Rádio Comunitária Interativa FM – inauguração do Museu Alma Campeira – inauguração do Museu Mirante Torres.
- 2008 – Inauguração do Monumento Frei Teófilo.
- 2009 – Inauguração do Condomínio Novo Horizonte – implantação do CRAS.
- 2010 – Implantação do Sistema de Ensino Expoente.
- 2011 – Construção do Asfalto na Avenida Frei Teófilo – desfile temático de Natal Brilha Machadinho.
- 2012 – Inauguração das novas instalações da Brigada Militar – concessão da Cooperativa Camol para a OLFAR e da Ervateira Camol para Ervateira Barão – 2º desfile temático de Natal Brilha Machadinho – criação da Banda Municipal Maestro Candal – criação da Hortiagro.
- 2013 – Criação da ADTM – 1ª FEMUCA – 3º desfile temático de Natal Brilha mais Machadinho – criação do Projeto ConheSer.
- 2014 – 5ª FESTCHÊMATE e 2ª FEMUCA – Inauguração do Park Hotel Thermas Machadinho.
- 2015 – 3ª FEMUCA – Inauguração da E.M.E.I. Nair Bernardet Meassi – conferência do Plano Municipal de Educação – Centenário do Frei Teófilo.
- 2016 – 4ª FEMUCA – Inauguração da Quadra Poliesportiva Jair Lopes Pereira – Inauguração da UBS – Inauguração da Biblioteca Pública Municipal Archimino Rebesquini.
- 2017 – Implantação do Programa Pró Jovem e assinatura do convênio.
- 2018 – 5ª FEMUCA – Implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil na rede municipal de ensino – mudança de categoria do Park Hotel Thermas Machadinho para resort, passando a denominar-se Machadinho Thermas Resort Spa – Inauguração da E.M.E.F. Prof. Samuel Comachio – Início das obras do PADU – Publicação do Livro do Projeto ConheSer “Escrever, a arte de ConheSer”.
- 2019 – 6ª FESTCHÊMATE.