Início » Notícias » Serviço de Saúde de Machadinho alerta para casos de mão-pé-boca

Serviço de Saúde de Machadinho alerta para casos de mão-pé-boca

A doença mão-pé-boca, é uma infecção viral contagiosa, sendo mais comum em crianças, acometendo principalmente aquelas menores de 5 anos. As características da doença são lesões avermelhadas na boca, mãos e pés. A transmissão é dada de pessoa a pessoa em contato com saliva, fezes, alimentos e objetos contaminados.

A Secretaria de Saúde de Machadinho, traz um alerta para os pais, pois vários casos da doença foram identificados na creche municipal. A Enfermeira da UBS, Camila Rosa Winck, orienta as famílias para tomar os cuidados básicos “ Os pais devem observar se as crianças estão com sintomas e que elas fiquem isoladas das demais, para que não transmitam o vírus. É importante considerar que geralmente os casos podem ser tratados em casa e que a criança receba os cuidados de alimentação e ingestão de líquidos adequadamente para evitar desidratação e uma piora no quadro” reforçou Camila.

O ciclo do vírus dura em média 7 a 10 dias. Os primeiros sintomas observados são a dor de garganta e febre normalmente baixa que se resolve em 48 horas. As lesões, semelhantes a aftas, começam a aparecer na boca um ou dois dias após o sintoma da febre. Não há tratamento específico para mão-pé-boca, são utilizados apenas medicamentos para febre e dor.

Ainda é importante destacar que caso alguma criança apresente sintomas, os responsáveis devem imediatamente suspender a ida a escola e comunicar a direção, evitando assim novos contágios.

Ouça a Entrevista:

Fonte ASSCOM Governo de Machadinho-RS