Início » Pesquisa e inovação são foco do segundo dia de atividades da16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas

Acesse aqui mais fotos.

A 16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 2º Congresso Sul-brasileiro de Plantas Bioativas têm apresentado conhecimento e inovação para o público participante. Nesta quarta-feira (23/11) as apresentações são relativas ao eixo temático “Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Plantas Bioativas”.

No período da manhã foram realizadas duas palestras. A primeira abordou o tema “Cadeia produtiva da Cannabis: da semente ao paciente”, com o farmacêutico e mestre em Biologia Vegetal na área de Plantas Medicinais e Metabolismo Secundário, João Gabriel Gouvêa da Silva. O palestrante também é coordenador farmacêutico de laboratório na Associação de Apoio à Pesquisa e à Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi) e do Grupo Técnico de Trabalho de Cannabis Medicinal no Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ). Em seguida, a docente em Agroecologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e líder do Grupo de Pesquisa Ecos do Pampa Adriana Trevisan falou sobre “Ecoinovação: produção de cosméticos e fitodefensivos a partir do bioma pampa”.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar José Claudio Secchi Motta destaca o interesse do público pelos temas apresentados. “O nosso público está, desde ontem, muito participativo e interativo com as palestras. Além da questão cultural e tradicional das plantas bioativas, a gente está trazendo inovações, temas atuais e mais polêmicos dentro da área das plantas bioativas e o que temos percebido é a reciprocidade do público com relação às palestras, a interatividade, elogios à comissão organizadora pelos temas trazidos para o evento que são realmente inovadores e vão dar um novo olhar para as plantas bioativas no nosso Estado”.

No período da tarde serão apresentados relatos de experiência sobre o Lançamento da Plataforma de Plantas Bioativas pela professora e doutora em ciências farmacêuticas Chana Medeiros da Silva e pelo professor e doutor em administração de empresas com ênfase em sistemas de informação e apoio à decisão Pietro Dolci; Desenvolvendo cadeia da erva-mate: empresa Inovamate, pela empresária Ariana Maia; e “Isobio: empreendedorismo e pesquisa em substâncias bioativas, pela farmacêutica e doutora em ciências farmacêuticas Sara Elis Bianchi. Ainda acontecem as oficinas, o Espaço do Cuidado e a Feira da Agricultura Familiar.

O evento, que ocorre até a próxima sexta-feira (25/11), tem como tema “Ciência, saberes e inovação em Plantas Bioativas” e contempla quatro eixos: Produção e comercialização de plantas bioativas – desafios e oportunidades; Pesquisa, tecnologia e inovação em plantas bioativas; Acesso e fomento às políticas públicas de plantas medicinais e fitoterápicos; Plantas bioativas, sustentabilidade e biodiversidade.

A 16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e 2º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas são promovidos pela Unisc e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro