Início » Notícias » Vem aí a 1ª Jornada Religiosa em honra a Frei Teófilo pela proteção das águas e dos ervais

A expressiva representatividade de Frei Teófilo Antoniazzi, mais uma vez reunirá fiéis em Machadinho. A 1ª Jornada Religiosa ao Frei em oração pela intercessão das potencialidades locais, água e erva-mate, será realizada no dia 02 de abril de 2023 e terá uma programação especial. O evento integra o “Circuito Turístico das Águas, das Tropas e do Mate”.

Com o envolvimento de diferentes setores e entidades, o surgimento da ideia foi idealizado pela Associação dos Produtores de Erva-mate – Apromate, e agora está sendo organizado para o Domingo de Ramos. O Pároco local, Juarez Hoffmann, ressalta o anseio da comunidade pela realização de um evento que envolvesse Frei Teófilo. “A tempo a comunidade solicitava uma romaria ou evento que homenageia o Frei e agora através da Jornada Religiosa o momento ocorrerá” mencionou o Padre.

As programações no dia 02, iniciarão na Comunidade de Santa Catarina, interior do município, onde às 7 horas haverá Abertura oficial da Jornada e visitação ao primeiro carijo local, símbolo e espaço que era utilizado para a fabricação da erva-mate construído na segunda década do século XX . Em seguida a caminhada e peregrinação será iniciada com orações até o Capitel São Sebastião, um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros. Após orações e parte da celebração religiosa, todos poderão participar da procissão até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário onde seguirá a missa de Domingo de Ramos com bênçãos dos Ramos, da água, da erva-mate e utensílios de mate. Logo após no Salão Paroquial haverá almoço de confraternização, com venda de ingressos limitados.

A celebração religiosa contará com a presença de Freis Capuchinhos, congregação que Frei Teófilo fazia parte. Importante destacar que haverá ônibus saindo da Igreja Matriz, às 6h45min, levando todos os participantes até a Comunidade Santa Catarina para participar da caminhada.

Frei Teófilo é uma grande personalidade local. Viveu e morreu em Machadinho. Foi o Primeiro Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Teve participação ativa na comunidade local, contribuiu para a conclusão do Colégio de Irmãs e do Hospital São Francisco de Assis, construção da Igreja Matriz, fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água, além de ter participado ativamente do processo de emancipação política-administrativa.

Sua trajetória faz parte dos atrativos turísticos locais com a exposição do Monumento na Praça da Matriz, História e Memória através da exposição no Museu Mirante Torres e registro de publicação de livro com o resgate de seu legado.

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS