Início » Notícias » Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes teve ações de conscientização em Machadinho

O dia 18 de maio foi marcado por ações de conscientização para toda a comunidade machadinhense. Com blitz e distribuição de brindes no centro da cidade, as abordagens tiveram como foco o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes através da prevenção, do compromisso de realizar denúncias e da proteção dos menores.

Com atividades realizadas durante todo o mês de maio e contando com o apoio de diversas instituições, a quinta-feira (18) marcou as iniciativas propostas. A assistente social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, Tainara Azevedo, que acompanhou as ações, aponta para a necessidade de intensificar atividades de conscientização com o esclarecimento de dúvidas e conhecimento da rede de apoio.

O tema que possui relevância permanente e que necessita de atenção é destacado pela psicóloga do CREAS, Larissa Borsati Menon, como um suporte para destacar a necessidade de utilizar a rede de proteção para denúncias e compreender o suporte que pode ser dado a família e a vítima.

A já mencionada rede de proteção é composta além do serviço social, pelo Conselho Tutelar e forças de segurança. Para Alan Asturian que atua na Polícia Civil local, menciona o procedimento realizado após uma denuncia de abuso ou violência. “A Delegacia trabalha com o suporte e com a investigação. Seguindo isso há o encaminhamento para periciais e a construção de investigação para a punição” salientou Alan dando ênfase também na seriedade em efetuar denúncias, não utilizando o mecanismo para falsos crimes e envolvendo questões pessoais.

Nas palavras da Comandante da Brigada Militar local, Sandra Regina Luktmeier, o papel da instituição é atuar como força para punir os envolvidos e levar ao poder judiciário informações para elucidação dos crimes. “A Brigada Militar atua muito na área de prevenção e está sempre a disposição das famílias. Nossa orientação é de que os sinais sejam observados e o comportamento das crianças não seja ignorados” reiterou Sandra.

A ação realizada nesta quinta-feira, contou mais uma vez com a presença de alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves que desde o início das atividades, estiveram realizando trabalhos de sensibilização na comunidade local.

Ouça a Entrevista:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS