Início » Notícias » Aulas do Proerd iniciam nas Escolas Municipais e Estaduais de Machadinho

Aulas do Proerd iniciam nas Escolas Municipais e Estaduais de Machadinho

No mês de setembro iniciaram as aulas do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – nas Escolas Estaduais Castro Alves e Getúlio Dorneles Vargas; e na Escola Municipal Professor Itacyr Fontana.

Com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, o programa é desenvolvido pela Brigada Militar e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Consepro e do Consórcio Machadinho.

As aulas do Proerd têm um formato dinâmico e interativo, buscando transmitir conhecimentos e habilidades para que os estudantes possam tomar decisões seguras e responsáveis, resistindo às pressões negativas do ambiente em que estão inseridos. Com uma linguagem adequada à faixa etária dos alunos, os policiais utilizam jogos, vídeos e conversas em grupo para abordar temas como autoestima, bullying, mídias sociais e a importância de se estabelecer metas e ter sonhos.

Além disso, os policiais enfatizam a importância do diálogo entre os alunos e suas famílias, incentivando a criação de um ambiente de confiança e apoio em casa. Isso permite que os estudantes se sintam confortáveis em compartilhar suas experiências e tirar dúvidas relacionadas ao uso de drogas e à violência.

A participação do Proerd nas escolas tem sido fundamental para conscientizar os jovens sobre os malefícios causados pelas drogas e pela violência. Com a disseminação de informações e o fortalecimento de habilidades sociais e emocionais, os estudantes estão mais capacitados para fazer escolhas saudáveis e resistir às tentações do mundo das drogas e da violência.

Dessa forma, o Proerd se consolida como uma importante ferramenta de prevenção e combate às drogas e à violência, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais segura e saudável.

Fonte: SMEC de Machadinho