Início » Notícias » Mais um Curso de boas práticas agrícolas para aplicação de defensivos foi concluído em Machadinho

Na última semana de setembro, nos dias 27 e 28, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Machadinho, mais uma etapa do Curso de boas práticas agrícolas para aplicação de defensivos. A iniciativa coordenada pelo escritório local da Emater/Ascar está relacionado ao Programa Inspeciona – RS, projeto estadual de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas.

O curso, que teve duração de 16 horas, contou com momentos de teoria e aulas práticas, essa última realizada na propriedade do Sr. Álvaro Biesek.  Para Bruno Menegussi, engenheiro agrônomo da Emater,  a iniciativa aborda as práticas diárias do produtor, assim como o cuidado com o meio ambiente, produção e saúde.  “Os produtores são obrigados a ter a formação para a utilização de herbicidas hormonais. A preocupação maior é sobre os danos que os produtos podem causar, sendo assim são envolvidas questões econômicas, sociais e ambientais” salientou Bruno.

A abordagem adotada foi conduzida pelo instrutor do curso, o técnico em agropecuária, Edelvan Pozza, que esteve em Machadinho para ministrar a capacitação.  Segundo Edelvan, o momento permite ao agricultor o esclarecimento de dúvidas. “A parte teórica envolve normativas, EPEIs e demais orientações muito importantes para a aplicação dos produtos e assim esclarecer todas as dúvidas ao produtor, cuidando do passo a passo na execução dos serviços” mencionou ele.

A partir da conclusão do curso, o produtor estará capacitado e poderá se cadastrar como aplicador e assim estar apto para a apresentação de documentos para aquisição de produtos e posteriormente a aplicação dos mesmos. É importante salientar que o curso tem validade de 5 anos.

O município de Machadinho foi um dos pioneiros nas capacitações e neste momento fecha três edições do curso com a capacitação de aproximadamente 100 agricultores. Há em aberto uma lista de espera para a próxima edição e próximos cursos. O produtor interessado pode procurar o escritório da Emater do município e manifestar o seu interesse, assim que alcançadas as inscrições mínimas necessárias, o curso será novamente ministrado.

Ouça a entrevista:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro