Início » Notícias » Abertura oficial marca o início dos Jogos Olímpicos do Mate

Abertura oficial marca o início dos Jogos Olímpicos do Mate

Os Jogos Olímpicos do Mate foram oficialmente iniciados na noite de terça-feira (03) em Machadinho. No Clube União, organizadores, patrocinadores, apoiadores, atletas e a torcida esteve presente para acompanhar uma noite cheia de disputas dentro das partidas de futsal feminino e masculino.

A primeira edição dos jogos surge como uma iniciativa que busca a integração, valorização da prática de diferentes esportes e o novo projeto do setor ervateiro em apoiar o esporte. Para a presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate – Apromate, Sélia Felizari, o objetivo está atrelado a tantos outros projetos que foram apoiados pela entidade, sejam eles ligados à sustentabilidade ambiental, econômica, social, artística, entre outras. “Iniciamos agora uma nova proposta com a integração da cadeia produtiva da erva-mate com o turismo e também o esporte” destacou Sélia.

Nas considerações de Claudemir Debona, presidente da Associação do Comércio, Indústria, Turismo e Agropecuária de Machadinho – ACITAM, essa iniciativa vem de encontro com um projeto já sonhado a muitos anos e neste momento traz o propósito de valorizar o setor ervateiro e o turismo. “A ideia é de casar o turismo com o esporte, fazer com que delegações na baixa temporada, venham a Machadinho e esse objetivo seja alcançado através do esporte” salientou Claudemir enfatizando ainda que o objetivo é manter as competições pelo período de três a quatro meses e que o projeto alcance ainda mais força nas próximas edições, chegando até ao público internacional.

Em seu pronunciamento o prefeito em exercício, Dorival de Lima Vilarino, o poder público apoia e colabora com iniciativas que valorizem as potencialidades locais. “Quero dar os parabéns pela iniciativa e desejar a todos os atletas bons jogos. O esporte é uma competição importante que valoriza a amizade e integração” mencionou Vilarino.

O chimarrão é a bebida símbolo do estado do Rio Grande do Sul e por suas propriedades que estimulam atividades mentais e físicas, os atletas são convidados a desfrutar do bom chimarrão e praticar esportes. Na noite de abertura a ervateira Cambona disponibilizou água quente e erva-mate para o preparo do chimarrão do público presente.

As competições dos Jogos Olímpicos do Mate de Machadinho trazem competições nas categorias feminino, masculino e misto com as modalidades de voleibol, futsal e futebol de campo. A realização do projeto é coordenada pela Apromate e ACITAM com o patrocínio do governo municipal de Machadinho, Esporte Clube Santa Luzia, Erva-mate Barão e Ervateira Cambona. Fazem parte da iniciativa como apoiadores: Banrisul, Ervateira Vichinieski, Vereador Picasso, LJB Pneus, Mercado Sid, Solidaridad, Sicredi, Pinheirão, Sicoob, Serena, Serc União, Matrix, Arte e Gourmet, Ervateira Charrua, Erva-Mate Amigos do  Sul, Erva-Mate Jaborá, Barbaquá Machadinho e Escola Estadual Castro Alves .

Ouça o pronunciamento das autoridades:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro

Fotos: Silmar Luiz Biscaro