O departamento de inspetoria veterinária do município de Machadinho, lançou neste mês de outubro o período de inscrições para vacinação de terneiras contra a Brucelose. O período faz parte da segunda etapa do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose.
Conforme o médico veterinário, Gaspar Martelo, o produtor deve ficar atento ao período de vacinação, assim como a necessidade de vacinar o rebanho. “O projeto de vacinação é gratuito ao produtor local já a alguns anos e esse aporte ajuda o produtor economicamente” disse Gaspar, destacando ainda que a vacinação é obrigatória e segue o cronograma anual com duas etapas de imunização do rebanho.
A brucelose é uma doença crônica e contagiosa causada por bactéria, após atingir os animais ela pode ser transmitida aos seres humanos. A principal forma para evitar a doença e proteger o rebanho, é a aplicação da vacina.
A vacinação contra a Brucelose tem determinação para aplicação de vacina em terneiras com 3 a 8 meses de idade. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 09 de novembro das 07 às 13 horas junto a secretaria de agricultura e abastecimento do município, localizada no centro da cidade. A aplicação da vacina será divulgada com o cronograma de data e horário de cada comunidade, a provisão e iniciar o roteiro na segunda quinzena do mês de novembro.
Ouça a entrevista:
—
Por: Silmar Luiz Biscaro
ASSCOM Governo de Machadinho-RS
facebook.com/governodemachadinho