A manhã e tarde desta segunda-feira (19) foi marcada pela descoberta de novos espaços, expectativa de conhecer ou reencontrar colegas e envolvimento das famílias com a escola. A rede municipal de ensino de Machadinho deu início às aulas para alunos do berçário até anos finais do Ensino Fundamental. Com cada ambiente preparado para receber a todos, direção, professores, estagiários, monitores, coordenadores, motoristas, serventes e demais profissionais receberam os alunos em clima de alegria e empolgação.
O tema definido neste ano de 2024 foi denominado como “Missão Possível – seja um agente do conhecimento” e tem o propósito de executar um projeto de envolvimento de todos na busca pelo aprendizado. Para a coordenadora da secretaria de educação, Graciela Camel, o tema traz a compreensão de que a missão de cada um seja colocada em prática “ A nossa missão é fazer o melhor no processo de ensino aprendizagem e cada um pode ser o agente do conhecimento neste processo que nos faz evoluir e crescer” destacou Graciela.
A rede municipal de Machadinho, conta com 693 alunos matriculados e possui ao todo aproximadamente 130 funcionários ligados à área. Os alunos frequentam as aulas de acordo com etapa escolar e Escola, assim divididos: EMEI Professora Nair Bernardet Meassi – Creche, alunos do Berçário, Maternal I, II e II; Escola Professora Anita Boneth Beltrame, alunos da pré escola com turmas de Pré A e Pré B; Escola Professor Samuel Comacchio, alunos de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental; Escola Professor Itacyr Fontana, alunos do 4ª e 5º ano; e na Escola Professora Muriam Piovesan de Lima, alunos do 6º ao 9º ano. Neste ano de 2024 o calendário escolar possui previsão de encerramento dia 17 de dezembro.
O município de Machadinho neste ano seguirá com o sistema de aprendizagem através do método Aprende Brasil da editora Positivo. Além de oficinas e atividades em contraturno escolar, há o transporte gratuito a todos os estudantes com rotas que contarão com o acompanhamento de um monitor que auxiliará no deslocamento, ordem e segurança dos passageiros.
—
Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro
ASSCOM Governo de Machadinho-RS