Início » Notícias » Em Machadinho COMDICA realiza primeira reunião ordinária de 2023

Em Machadinho COMDICA realiza primeira reunião ordinária de 2023

Na manhã da última terça-feira (24) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA de Machadinho, esteve reunido para realização da reunião ordinária mensal, a fim de discutir assuntos de interesse da instituição. Com a presença de Conselheiros e demais colaboradores, o momento serviu para discutir propostas e ações para este ano de 2023.

A reunião pautou em primeiro momento a iniciativa de capacitação de Conselheiros Tutelares, que trabalham de forma conjunta com o órgão, neste sentido estariam ainda mais preparados para atuar na comunidade. Outro tema discutido foi a apresentação de proposta de curso de oratória para crianças e adolescentes e com isso capacitá-las para promover novas oportunidades. Por fim, a reunião tratou da capacitação dos profissionais envolvidos com a educação e que trabalham diretamente com crianças com necessidades especiais, promovendo ações pontuais de observação para, da melhor forma, promover a inclusão dos mesmos.

Nas considerações do presidente do COMDICA. Hamilton Lauer Centelengue, as reuniões realizadas pelo Conselho são de grande relevância, já que são discutidos assuntos de interesse da comunidade e principalmente alinhadas ações que protejam crianças e adolescentes dentro do regramento existente. O presidente também ressaltou que haverá neste ano de 2023, a eleição de Conselheiros Tutelares, e para isso todos os passos estão sendo organizados. “Em outubro está prevista a eleição de 5 Conselheiros Tutelares e mais 5 suplentes. Os eleitos atuarão por 4 anos na função e seguirão atuantes na área da proteção” destacou ele.

Um dos pontos trabalhados nos últimos tempos, pelo Conselho de Machadinho, diz respeito à destinação e arrecadação de recursos através do Fundo da Criança e do Adolescente. Jaqueline Spanholo, que atua na área contábil do município, explica as possibilidades de destinar um percentual do valor de impostos pagos pelas empresas, para o Fundo, ressaltando que as doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham o objetivo de colaborar com projetos que beneficiem crianças e adolescentes locais.

O COMDICA de Machadinho, é formado por oito entidades locais e conforme cronograma, as reuniões possuem datas definidas para serem realizadas, ocorrendo na última terça-feira de cada mês com início às 08h30min e é aberta a toda a comunidade que pode acompanhar as decisões e expressar sua opinião.

Ouça a Entrevista:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS