Início » Notícias » Semana de Conscientização sobre Gravidez na Adolescência é realizada em Machadinho

A primeira semana de fevereiro, de 02 a 08 de fevereiro, é instituída como a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Pensando em conscientizar jovens na faixa etária de 10 a 20 anos de idade incompletos, a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-estar Social de Machadinho, aborda o tema através de uma campanha de conscientização.

As medidas preventivas e educativas que surgem na proposta, estão atreladas aos altos índices de gravidez precoce e seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS, que alerta para os altos riscos da gravidez nesta faixa etária. Tanto a mãe e bebê estão expostos a problemas relacionados a complicações na gravidez e com o bebê, parto prematuro, problemas de pressão arterial, diabetes, aumento de anomalias e síndromes congênitas e muitos outros fatores de risco.

Um dos mais importantes fatores da prevenção é a educação. Nisto a enfermeira Camila Rosa Winck reitera que o reforço do comportamento sexual responsável, com respeito do seu corpo e do outro é indispensável. “A gente precisa sempre estar alerta e informando os jovens para evitar a gravidez e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. São alertas e orientações que esclarecem dúvidas e orientam os jovens” afirmou Camila.

A campanha de Conscientização sobre Gravidez na Adolescência neste momento, vem somar às ações que já são executadas no município. Além de estar disponível na UBS do município, os profissionais de saúde visitam as escolas locais e abordam temáticas relacionadas à sexualidade, prevenção da gravidez e de doenças, aliados aos cuidados com a saúde.

Ouça Entrevista:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS