Início » Notícias » II Jornada Religiosa em Machadinho celebra legado de Frei Teófilo e valoriza a história local

O Domingo de Ramos, 24 de março de 2024, foi marcado pela celebração da II Jornada Religiosa em honra a Frei Teófilo e em mais uma edição reverenciou a proteção do renomado líder religioso na proteção das águas e da erva-mate. Com caminhada, orações e devoção o momento mais uma vez reuniu muitos fiéis na celebração.

A peregrinação com caminhada a pé partiu da comunidade Santa Catarina, que possui relação histórica com os primeiros moradores e cultivo da erva-mate. Muitos jovens, adultos e idosos percorreram aproximadamente 6 quilômetros, acompanhando a narração de importantes fatos históricos e momentos de reflexão. O início da celebração do Domingo de Ramos trouxe o acolhimento dos fiéis e mais uma caminhada no Capitel São Sebastião e seguiu até a Praça da Matriz. Após a celebração religiosa foi realizado almoço.

Durante a jornada, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre os valores de solidariedade, compaixão e respeito pela natureza, inspirados pelos ensinamentos de Frei Teófilo. Conforme os organizadores o evento não apenas permite honrar a memória de Frei Teófilo, mas também a importância de preservar a história da localidade sendo uma celebração que identifica Machadinho com suas potencialidades e relembra o legado deixado por aqueles que participaram do desenvolvimento econômico, social e cultural.

A II Jornada Religiosa em honra a Frei Teófilo contou com a coordenação da Associação dos Produtores de Erva-mate – Apromate, Associação do Comércio, Indústria, Turismo e Agropecuária de Machadinho – ACITAM, Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Governo de Machadinho com o apoio do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, EMATER/ASCAR, Ervateira Barão e Erva Mate Cambona, Banco do Brasil, Pizzaria Pinheirão, CLJ, CORSAN, Bombeiros Voluntários, Brigada Militar, Rádio Interativa, Rádio Club, Rádio do Mate e Comunidades Santa Catarina, São Caetano e São Miguel. Estiveram presentes no evento ao longo do percurso instituições bancárias locais: Cresol, Sicredi, Banrisul e Sicoob com o apoio e suporte na distribuição de água e lanches.

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro