Início » Notícias » Evento de Apresentação dos Novos Trajes da Invernada Artística Gritos de Liberdade Coroa Trabalho Coletivo

Na noite de terça-feira, 23 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Machadinho foi palco de um evento marcante: a apresentação dos novos trajes da Invernada Artística Gritos de Liberdade. Com a presença do Prefeito Municipal Alcir Grison e Primeira Dama Leonice, da Secretária de Educação e Cultura Leoni Pelicer Schwaab, do representante do Consórcio Machadinho Luiz Paulo Maffioletti, da Coordenadora do Grupo de Danças Gritos de Liberdade Arajuiara Vechi, da Representante da Machadinho Cultural Associação Genecir Rosa Funcler, além de membros do grupo, coordenação e pais e responsáveis, o evento brilhou com a energia e o entusiasmo dos membros do grupo que apresentaram as danças tradicionalistas maçanico, pezinho e chimarrita.

Os trajes completos foram adquiridos através do Projeto Guapos, por meio da Machadinho Cultural Associação, com um projeto elaborado pela SMEC e encaminhado ao Consórcio Machadinho. Uma iniciativa que permitiu que peões e prendas da Invernada Artística possuíssem a indumentária necessária para suas apresentações artísticas. Essa conquista só foi possível graças aos recursos provenientes do Fundo da Infância e do Adolescente, os quais podem ser alimentados por qualquer pessoa que declara Imposto de Renda e opta por contribuir com este fundo, bastando informar ao contador o desejo de destinar parte do valor do imposto para ele.

A presença do Prefeito Municipal, representantes do Consórcio Machadinho e outros importantes líderes comunitários ressaltou ainda mais a importância do grupo para o município. A cooperação entre a Coordenadoria de Educação do município e o Consórcio Machadinho foi evidenciada como um exemplo de parceria eficaz na realização de projetos significativos para a comunidade.

A coordenadora do Grupo de Danças Gritos de Liberdade Arajuiara expressou otimismo em relação ao retorno das atividades do grupo artístico Gritos de Liberdade, destacando suas conquistas anteriores, incluindo títulos e premiações em eventos passados. Ela ressaltou a importância da próxima mostra de danças, agendada para 4 de maio em Machadinho, e mencionou planos futuros, como participação em eventos posteriores.” Apesar das dificuldades, temos confiança na capacidade do grupo em superá-las e em sua constante evolução”.

Durante o evento, a dedicação dos coordenadores da Invernada Artística em fortalecer os laços tradicionalistas, promovendo igualdade, inclusão e inspirando mudanças positivas, recebeu destaque. A Secretária Leoni enfatizou a importância de valorizar esse trabalho voluntário, afirmando que “enquanto houver pessoas dispostas a coordenar grupos, como é o caso da Invernada Artística Gritos de Liberdade, momentos essenciais de valorização da cultura, encontros, integração e alegria serão garantidos para nossas famílias e jovens”.

A Invernada Artística Gritos de Liberdade está organizando sua 13ª Mostra de Danças, marcando o retorno pós-pandemia. Agendado para 4 de maio de 2024, no Salão Paroquial de Machadinho, o evento terá início às 14h30 com a recepção dos grupos, seguido por apresentações às 15h30, com entrada livre, e um Jantar de Integração às 20h horas. Os ingressos podem ser adquiridos com os membros da Invernada. Uma celebração da cultura e tradição tradicionalista aguarda a comunidade!

Ouça a entrevista: