LOGO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACHADINHO

O QUE VOCÊ PROCURA?

Início » Notícias » Saúde Auditiva Infantil na Região Norte: Atualizações e desafios

Saúde Auditiva Infantil na Região Norte: Atualizações e desafios

A perda auditiva neonatal é uma intercorrência que pode trazer muitas sequelas para o desenvolvimento infantil como alteração na fala, na linguagem e na aprendizagem, implicando em muitos prejuízos emocionais, sociais e adaptativos na vida adulta. A incidência é de 1 a 3 casos a cada 1000 nascidos e 2 a 4 casos em bebês com prematuridade e complicações perinatais.

A região norte do estado conta com um serviço muito bem estruturado de Reabilitação Auditiva regido pela Secretaria Estadual de Saúde e pela 6ª Coordenadoria de Saúde em que alguns municípios servem de referência para a realização da avaliação dos bebês, são eles: Passo Fundo, Carazinho, Soledade, Tapera, Tapejara e Machadinho. Além, é claro, das crianças nascidas nos hospitais de Passo Fundo (HSVP e HC). Os bebês que falham na Triagem Auditiva Neonatal nestes locais são encaminhados para exames de média complexidade em Passo Fundo, na clínica PróAudi e na ACD.

No dia 25 de novembro de 2021, foi realizada, nas dependências da clínica PróAudi de Passo Fundo, uma reunião com todos os responsáveis pela Reabilitação Auditiva na Região Norte. Estavam presentes a representante da 6ª Coordenadoria de Saúde, fisioterapeuta Camila Campana, as fonoaudiólogas da PróAudi Tainara Wagner, Angelica Savoldi e Laura Emer, a representante da ACD Jéssica dos Santos Pereira, a representante do Hospital São Vicente de Paulo Laura Giacometti e do Hospital de Clínicas de Passo Fundo Luciana Vedana. Dos municípios que são referência na Triagem Auditiva Neonatal da 6ª Coord. de Saúde a representante de Passo Fundo Ana Cristina Assunção Pedroso, de Carazinho Maísa Hobuss, de Tapejara Claudia Sebben, e de Machadinho Juliana de Lima Theodoro. De forma remota, também participaram da reunião a diretora da PróAudi fonoaudióloga Tânia Wallau e a fonoaudióloga da Secretaria Estadual de Saúde Márcia Falcão Fabrício.

Nesta oportunidade foram apresentados os dados da Reabilitação Auditiva 2020 e 2021, foi abordado sobre o exame PEATE Automático, sobre Indicadores de risco e acompanhamento auditivo. Também foram discutidos estudos de caso da PróAudi, do HSVP e também um caso acompanhado desde o nascimento pela fonoaudióloga Juliana no município de Machadinho.

Foi um encontro muito produtivo para discussão de ideias de todos os componentes da Reabilitação Auditiva, bem como alinhamento de metas para atingirmos uma cobertura cada vez maior dos bebês nascidos na região norte do estado.

Ouça a Entrevista:

Fonte ASSCOM Governo de Machadinho-RS

machadinho.rs.gov.br

facebook.com/governodemachadinho

instagram.com/machadinhors

twitter.com/MachadinhoRs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo