Início » Notícias » Projeto ESCOLA CIDADÃ em pleno desenvolvimento em Machadinho

Projeto ESCOLA CIDADÃ em pleno desenvolvimento em Machadinho

Com o desenvolvimento do Projeto Escola Cidadã, as aulas de Ensino Religioso da Escola Muriam Piovezan de Lima abordaram conversas e exposições de conteúdos que permitiram uma ampla reflexão sobre o papel de cada pessoa no âmbito social e pessoal no que tange a contemplação do ser cidadão.

Durante as aulas foram abordados temas como, CONVIVÊNCIA e a partir desse conteúdo uma reflexão sobre a importância do bom relacionamento e do respeito com todos; REGRAS, sua importância, utilidade e finalidade para estabelecer a ordem e favorecer uma sociedade mais organizada; DIREITOS E DEVERES, identificando as causas e consequências das nossas ações e também os aspectos legais dos limites comportamentais do ser-social; CIDADANIA, contemplando todos os temas abordados e a reflexão sobre aspectos históricos e culturais da sociedade e sua implicação em temas, por vezes polêmicos, mas que trazem luz à discussão da liberdade, dos direitos estabelecidos e os pontos de vista. Nisso se incluem sistemas de governo (democracia e absolutismo), as revoluções (que estabeleceram a garantia de direitos fundamentais) e a liberdade de opinião em garantia da contemplação de SER um cidadão e não apenas ESTAR presente na sociedade.

Com isso, foi possível observar uma grande participação e assimilação das ideias de cada um e contemplar os objetivos das aulas em evidenciar a importância do nosso papel na comunidade, na nossa escola, enfim, em todos os lugares que atuamos, a fim de termos uma sociedade melhor, com pessoas conscientes de suas obrigações e dos seus direitos fundamentais.

Por: Professor Alex Maurílio Winck.