Início » Notícias » Etapa Municipal da XII Conferência da Criança e do Adolescente é realizada em Machadinho

Foi realizada na manhã de quarta-feira (05) a etapa municipal da XII Conferência da Criança e do Adolescente, coordenada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes – COMDICA do município de Machadinho. Na sala de reuniões da Assistência Social, estiveram presentes conselheiros, profissionais das áreas da saúde, educação, alunos e demais membros da comunidade que discutiram importantes assuntos relacionados à temática.

O encontro contou com a coordenação da psicóloga Marinna Morosini, que destacou os assuntos abordados, ressaltando a necessidade de ouvir o público envolvido, em sua grande maioria estudantes na adolescência, e criar estratégias a serem executadas.  “O momento é de ouvir as sugestões aqui elencadas, opiniões que irão para as esferas estaduais e federais e depois retornam na forma de ações para serem desempenhadas com o público jovem” afirmou ela.

Os trabalhos abordados e a palestra estrutural, contou com o Professor, Mestre e Assistente Social, Antônio Sérgio Curioni, que esclareceu a temática da pandemia e o crescimento da desigualdade social e questões relacionadas a violência. “ Eu saio daqui entusiasmado, em ver meninos e meninas participando das discussões. Precisamos trazer eles para essa construção, ” reforçou ele, utilizando o seu discurso para reforçar a importância da família na estruturação e formação dos jovens.

Nas considerações do presidente do COMDICA, Hamilton Lauer Centeleghe, o resultado dessa ação é gratificante. Diferentes setores da comunidade que direta ou indiretamente trabalham com o público em destaque participaram além do grande público jovem. “Hoje crianças e adolescentes, que são o objetivo do encontro, estiveram em número maior de representação e construíram suas propostas para se tornem leis e deliberações e isso demostra a construção de políticas mais efetivas e eficazes, ” disse Hamilton.

A edição da Conferência deste ano teve como tema central, a “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em tempo de pandemia da Covid-19 – violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade. ” Em Machadinho a Conferência ocorreu de forma inédita e os presentes tiveram a oportunidade de participar de grupos de trabalhos e debates importantes.

Ouça a entrevista: