Início » Notícias » Em Machadinho 1ª Jornada Religiosa em honra a Frei Teófilo foi grandiosa

Em Machadinho 1ª Jornada Religiosa em honra a Frei Teófilo foi grandiosa

Fé e gratidão marcaram a 1ª Jornada Religiosa em honra a Frei Teófilo em Machadinho. Realizada no domingo (02) a iniciativa fez referência a personalidade do Frei, que deixou um grande legado a comunidade local; as potencialidades existentes, e pedidos de bençãos para as águas e ervais. Envolvendo entidades locais, lideranças, e a população machadinhenses, centenas de pessoas participaram.

O Domingo de Ramos iniciou com a demonstração do preparo da erva-mate para chegar a um chimarrão cheio de história. Utilizado na segunda década do século XX, o primeiro carijo foi construído na Comunidade de Santa Catarina, interior do município. A demonstração da secagem através da técnica antiga, encantou os presentes.

Após a abertura oficial da Jornada, que contou com a participação de Freis Capuchinhos, todos percorreram o trajeto de mais de 6 quilômetros, a maioria a pé, contemplando a história do líder religioso. Lideraram a caminhada, carros ornamentados com adereços que fazem parte da história local.

O início da celebração religiosa ocorreu no Capitel São Sebastião e percorreu o centro da cidade até chegar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, onde foi realizada a benção dos ramos, água e ervas. Após a missa, ao meio dia no Salão Paroquial, ocorreu o tradicional almoço de Domingo de Ramos.

A 1ª Jornada Religiosa em honra a Frei Teófilo, pela proteção das águas e dos ervais foi realizada pelo Governo de Machadinho, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Comunidade Santa Catarina, Associação do Comércio, Indústria, Turismo e Agropecuária – ACITAM e Associação dos Produtores de Erva-mate – APROMATE,    e integra o “Circuito Turístico das águas, das tropas e do Mate”. Instituições bancárias locais, Banrisul, Cresol e Sicredi apoiaram o evento, assim como a Brigada Militar e Bombeiros Voluntários.

Confira mais fotos aqui na Galeria:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS