Início » Notícias » Reunião traça novas iniciativas para o  Programa de Integração Tributária

Reunião traça novas iniciativas para o  Programa de Integração Tributária

Na manhã de terça-feira (05), foi realizado na Secretaria de Educação e Cultura de Machadinho, um encontro que tratou do planejamento de ações para o primeiro semestre de 2024 e avaliação do Programa de Integração Tributária do município, com ênfase na educação fiscal e Nota Fiscal Gaúcha. A reunião contou com a presença do assessor do programa, Osmar kuhn, Secretária da pasta, Leoni Pelicer Schwab e demais profissionais envolvidos na iniciativa.

O encontro destacou a importância de trabalhar nas escolas temas relacionados à educação fiscal, bem como novas iniciativas para a primeira etapa deste ano de 2024. Para Osmar, que pontuou situações importantes, é preciso dar ênfase à necessidade de cadastramento do consumidor com a inclusão do CPF no momento da emissão da nota fiscal ao adquirir produtos no comércio local.  “É importante que o consumidor inclua o número do seu CPF no momento da compra, isso garantirá que recursos voltem ao município e sejam empregados em diferentes áreas” afirmou Osmar.

A Secretaria de Educação possui diferentes iniciativas que aproximam os pequenos estudantes da educação financeira, como, por exemplo,  o programa “Meu Primeiro Dinheirinho”  que trabalha a educação fiscal e  financeira de maneira lúdica, com o objetivo de desenvolver a capacidade de planejamento de decisões financeiras e a compreensão de como se dá a geração de renda. Neste ano, haverá também tarefas e competição para arrecadação de cupons fiscais.

O município de Machadinho, conforme levantamento de dados, possui 1574 pessoas cadastradas na plataforma Nota Fiscal Gaúcha e destes, 653 nunca incluíram o CPF na nota fiscal. Vale lembrar que além do exercício de cidadania, o programa também permite cinco sorteios mensais com premiação de R$ 100,00 cada, além de sorteios estaduais.

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro

Foto: SMEC Machadinho