Início » Notícias » Secretaria de Saúde de Machadinho alerta para primeiros casos de dengue no município

O ano de 2024 tem acendido um alerta para o crescimento de casos de dengue. No município de Machadinho há casos confirmados e monitorados, isso acende um alerta para uma maior atenção da população quanto às medidas de prevenção, proteção e cuidados diante do aparecimento dos primeiros sintomas.

Como forma de alertar a população, o serviço de saúde local reforça a necessidade do uso de repelente e de eliminação de focos criadouros do mosquito, dentre eles: cuidar os pratinhos de vasos de plantas, manter caixas d’ água sempre tapadas, eliminar pneus e objetos que possam acumular água e manter uma vistoria periódica para controle.

Para a enfermeira da Unidade Básica de Saúde – UBS, Camila Rosa Wincki, é preocupante o cenário atual, pois diante dos casos positivos e condições climáticas atuais há possibilidade de um surto da doença. “Com a chuva que ocorreu e o calor é provável que haja a proliferação do mosquito e com isso, com pessoas contaminadas, é grande a probabilidade de um surto de dengue” alertou Camila.

A Secretaria de Saúde, através dos agentes comunitários, estão realizando um trabalho diário de orientação junto às escolas municipais e monitoramento de regiões onde há a presença do mosquito e ocorreram as contaminações. Desta forma é necessário que a população colabore e siga as orientações dos profissionais.

A dengue é uma doença febril aguda grave e pode levar à morte. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça e atrás do olhos, vômito, diarreia, dor no corpo e manchas vermelhas na pele. A orientação do serviço de saúde local é que em caso do aparecimento de sintomas a população deve buscar atendimento para verificação através de consulta ou exame.

Ouça a entrevista:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro