Início » Notícias » Emater Machadinho verifica campo experimental de cana-de-açúcar

Emater Machadinho verifica campo experimental de cana-de-açúcar

Na semana que passou a Emater/Ascar Machadinho, através de seus profissionais, esteve realizando uma atividade in loco para verificar as condições e atual situação do campo experimental de cana-de-açúcar. Com seis meses de implantação da unidade de validação de cultivares e atendendo todos os critérios técnicos, a lavoura está em processo evolutivo e satisfatório.

O Engenheiro Agrônomo, Edegar Copatti, considera que as cultivares originárias da Embrapa Pelotas, estão em um porte bem adiantado. O propósito a partir de agora é acompanhar a evolução e levar o produtor até a lavoura experimental para que o produtor selecione a cultivar, dentre as 10 plantadas, que melhor se adapte a sua necessidade. “Esse trabalho começa agora e sabemos que levará de 3 a 4 anos. O produtor poderá selecionar uma ou duas cultivares que serão o carro chefe dentro da propriedade, seja para a produção de cachaça como para açúcar” afirmou Copatti.

Dentre as técnicas a serem adotadas em novas propriedades, está a evolução do plantio através  de um sistema de produção de mudas em tubetes que garantirá aumento da produção, menor trabalho no plantio e na colheita.

O campo experimental de cultivo de cana-de-açúcar está localizado na Linha Canudo, na propriedade da família Polo que produz a matéria prima para a fabricação de cachaça no ponto turístico local, Cachaçaria Acanhadinha.

Com a finalidade de aproximar o produtor ao experimento, está projetado um dia de campo para ser realizado dentro de 60 dias que na oportunidade trará a equipe da Embrapa para instruções e  maiores esclarecimentos. Em breve a data será divulgada.

Ouça a Entrevista:

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro